O Madrigal Santa Cecília apresenta neste sábado (5), às 19 horas, o espetáculo musical Cantos do Brasil, no Teatro Zenira Fiquene, da Faculdade São Luís (Fama). Esta é a terceira e última apresentação do Madrigal antes da turnê pela Itália, prevista para julho, que percorrerá as cidades de Milão, Verona, Veneza, Santo Stefano d’Aveto, Genova, Florença e Assis, antes do VI Festival Internacional de Canto Coral, em Roma. O ingresso para o show deste sábado custa R$ 10,00 com venda no local.
O repertório e a encenação dos espetáculos foram organizados a partir de cantos relacionados ao imaginário popular brasileiro e são uma amostra da riqueza rítmica e sonora de nosso país. O espetáculo se compõe de cantos, danças e coreografias, harmonicamente compactadas com costumes e instrumentos musicais típicos, em que a interpretação resulta em um bloco cênico-musical.
Com direção cênica de Adriano Lopes e regência de Giovanni Pelella, o espetáculo conta com um repertório bastante diversificado, que aborda a cidade de S. Luís e o Maranhão; o nordeste árido maltratado pela seca; a Amazônia com seus problemas e suas imensas riquezas florestais e, enfim, o Brasil clássico dos grandes compositores modernos, especialmente da bossa nova, além de religiosas e italianas.
O público do show desta noite vai poder ouvir “Va pensiero”, da ópera Nabuco, de Giuseppe Verdi, “Procissão da chuva”, de Wilson Rodrigues e Cacilda Borges Barbosa; “Ave, Maria”, de H. Villa-Lobos; “Carinhoso”, de João de Barros e Pixinguinha; “De Teresina a São Luís”, de João do Valle; “Funiculì, funiculà”, de Luigi Denza; “Muié rendera – Folclore nordestino”, “Boi da Lua”, do autor maranhense César Teixeira, “Foi boto, sinhá”, e “Cantos Nativos dos Índios Krahó”, de Folclore amazonense.
Segundo o coordenador do Projeto “Cantos do Brasil”, Mario Cella, o objetivo é divulgar, através do espetáculo a riqueza musical do Maranhão e do Brasil no exterior além de “proporcionar aos integrantes do Madrigal e ao público, elementos educativos para o crescimento de sua cidadania, dando ênfase a uma educação humanística integral e à igualdade social”.
Histórico
A Associação Cultural Madrigal Santa Cecília surgiu pelo amor à música de um grupo de cantores que tinha participado da fundação do Coral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no longínquo 1973, sob a direção do maestro Giovanni Pelella e a coordenação do professor Mario Cella.
Em 2001 alguns servidores da UFMA e pessoas da comunidade se reencontraram e decidiram criar o Madrigal Santa Cecília com o objetivo de preencher uma lacuna no cenário musical da cidade: retornar às raízes da música clássica e barroca, bem como pesquisar e apresentar a música popular e folclórica mais significativa da região Norte e Nordeste do Brasil.
Depois de vários concertos: Canções de amor, Domine Iesu, É Natal, Gloria, Dixit Dominus, Sonho de Verão, Vola Vola e Cantar, o Madrigal está prests a concretizar um velho sonho de 1990: participar de um Festival de Coros Internacional na Itália.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fama.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.