Carnaval

Blocos de bairros são atração do domingo de Pré-Carnaval

Alternativo/ O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h02

Correr atrás dos mini-trios elétricos aos fins de semana virou diversão garantida para milhares de jovens na Ilha de São Luís. Hoje, por exemplo, a efervescência do pré-Carnaval no bairro Cohatrac deve reunir cerca de 10 mil foliões, que em cortejo ao som de bandas locais percorrerão as ruas, sob o comando dos blocos Lapada, do Cohatrac IV, Q Bixa Elétrica, do Cohatrac V, e Los Periquitos, do Jardim Primavera. No Vinhais, a folia será encabeçada pelo Bloco do Boneco Guelo. Na Madre Deus, o bloco C. de Asa promoverá vesperal também com cortejo.

A concentração no Cohatrac será às 16h, próximo ao Bar Lampião, no Jardim Primavera. No mini-trio elétrico, estará a bordo a banda do Jegue Folia, bloco originário de outro bairro, o Maranhão Novo. O intercâmbio de blocos e bairros, segundo os organizadores, é a tendência para fazer um carnaval mais democrático, eclético e que, acima de tudo, valorize a música.

O ecletismo, aliás, tem sido a marca registrada dessas manifestações. Na apresentação de hoje, a banda do Jegue Folia abusará dos ritmos maranhenses, mas não se esquecerá das pinceladas do axé baiano, receita que vem agradando aos jovens. Ritmos como o forró e a febre do funk também não ficarão de fora.

Segundo Diego Gaspar, um dos organizadores do Lapada, a idéia é fortalecer as adesões para incentivar ainda mais o Carnaval de rua em São Luís, chamando a atenção dos turistas. Ele revelou que há fortes indícios de alguns blocos de bairros animarem o período oficial de Carnaval na Avenida Litorânea, que é a grande novidade para o Carnaval deste ano. “Já estivemos reunidos com representantes do Governo do Estado e tudo indica que este ano muita gente terá motivo para permanecer na capital durante o Carnaval”, disse Diego, com ar de mistério, referindo-se à migração dos jovens para os diferentes municípios maranhenses durante o Carnaval.

O arrastão de hoje no Cohatrac terá o apoio da Polícia Militar sairá por volta das 18h. Conforme Diego Gaspar, a partir do dia 15 de fevereiro até o dia 7, às vésperas da folia oficial de Momo, os blocos experimentarão uma espécie de “diáspora”.

Cada um deles se concentrará em sua área de origem para estimular um pré-Carnaval democrático e espalhar alegria nos quatro cantos do Cohatrac. “Cada bloco terá suas atrações específicas, inclusive DJs”, antecipou Diego. O Lapada reunirá os foliões no Cohatrac IV, enquanto o Los Periquitos se concentrará no Jardim Primavera. O Q Bixa Elétrica continuará a folia no Cohatrac V.

Este ano, o Cohatrac ganhou a adesão de um novo bloco. Chama-se Xibata, criado por um grupo de amigos em parceria com a Organização Não-Governamental Libertas. Segundo um dos integrantes, João Bluesdart, 50% da renda arrecadada com a venda de abadás, bebidas e ingressos para o bloco serão direcionados à entidade. O bloco “dará o ar da graça” pela primeira vez no dia 15 de janeiro, com concentração na Avenida Leste/Oeste e retornará à folia nos dias 22 e 29 de janeiro e 4 e 5 de fevereiro. A expectativa, segundo a produção, é que o Xibata reúna cerca de 10 mil foliões.

“A festa será sempre encerrada na Associação dos Moradores do Cohatrac I e todos que estiverem com abadás terão entrada gratuita. Para os outros foliões cobraremos ingresso a preço simbólico”, adiantou Bluesdart, informando que o ingresso custará R$ 5,00.

Guelo - A folia pré-Carnavalesca está invadindo outros bairros da Ilha, como o Planalto Anil, onde a irreverência dos moradores criou blocos com nomes curiosos, a exemplo do Penélope Charmosa. No bairro Vinhais, o arrastão que vem acontecendo desde o último domingo recebe a adesão dos seguidores do Bloco do Boneco Guelo, cujos comandantes este ano tomaram uma decisão: o Guelo, ao invés da dispersão, segue em nova concentração na casa de shows Batuque Brasil (Cohama).

Rapazes e moças de diferentes bairros migrarão ao cair de tarde de hoje para lá, em busca da folia pré-carnavalesca. Muitos aproveitam a festa para abrir o porta-malas de seus veículos e ativar o sistema de som. O ponto alto da folia, no entanto, é o arrastão musical, que faz a alegria dos jovens do início ao término do trajeto.

O Guelo concentra-se sempre das 16h às 18h na Praça da Criança. De lá, continua em arrastão pelas ruas até a Batuque Brasil. A cada domingo, a casa recebe bandas de pagode e axé como convidados. Hoje, comparecerão Argumento, Kayambá e Pakera. De acordo com Jerson Henrique Figueiredo, da diretoria, das 16h às 18h, o valor do ingresso será R$ 5,00. Depois desse horário, os homens pagarão o dobro. “Estamos promovendo uma grande festa de pré-Carnaval da forma mais organizada possível”, garantiu Jerson Figueiredo.

Na Madre Deus, a movimentação terá início às 13h, com a concentração do bloco C. de Asa no Largo do Caroçudo. Mais uma vez, as palmas sincronizadas e os sambas-enredos da escola de samba Turma do Quinto darão o tom do cortejo, sempre com um trajeto inusitado. Boscotô, que integra a equipe organizadora do bloco, disse que a Madre Deus mantém a tradição do pré-Carnaval da forma mais espontânea possível. “Os blocos desfilam pelas ruas passando em frente às residências e animando os moradores. Sempre foi assim aqui”, finalizou Boscotô.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.