São Luís

6ª edição do Festival Hip Hop na Ativa

Atualizada em 27/03/2022 às 13h03

Nos dias 12 e 13 de dezembro B.boys, Mc’s, grafiteiros e DJ’s têm encontro marcado no 6ª Festival Hip Hop na Ativa. O evento que acontece há 6 anos no bairro Vicente Fialho é idealizado pelo movimento cultural Conexão das Ruas e pela Central Única das Favelas do Maranhão (CUFA).

Desde a sua primeira edição o festival cresceu e se tornou referência entre os movimentos culturais urbanos de São Luís. Além de estimular a circulação e consumo de artistas e agentes culturais envolvidos com a expressão hip hop, o festival é ainda direcionado ao desenvolvimento humano e a sensibilização de crianças e jovens frente à realidade das periferias da capital. A programação inclui atividades que vão desde oficinas, intervenções de graffiti, batalhas de Break e Mc’s, aos shows de Rap.

Nesta 6ª edição serão oferecidas oficinas gratuitas de fanzine, grafite, MC’s, DJ’s, Dança Afro, Dança de Rua e oficina de tranças africanas. Todas as oficinas serão realizadas no sábado, 12, na sede da União dos Moradores do bairro Vicente Fialho (Rua do Lazer, s/n), a partir das 19h. Para a noite está programada uma sessão cineclubista com exibição de vídeos documentários sob a curadoria do cineclube crioula da Central Únicas das Favelas do Maranhão. Após a exibição haverá debate.

O segundo dia do festival, 13, é dedicado as atividades esportivas e aos shows de rap. Torneios de basquete, manobras radicais sob bikes, batalhas de break e Mc’s devem movimentar o público do festival. Para encerrar o Hip Hop na Ativa, shows dos Mc’s Mano Robson (PI), Jonhysão, Big A e dos grupos de rap Na rima, Esquadrão de Elite, Sistema Central (Coroatá), Abolicionistas e Clã Nordestino.

Movimento Cultural Conexão das Ruas

Desde 2000, o Movimento Cultural Conexão das Ruas aposta na efetivação de projetos, ações e práticas pedagógicas que promovam cidadania e trabalhem pelo protagonismo de jovens moradores de periferia. O movimento organiza competições, fóruns, palestras, oficinas,debates e ajudam a incentivar a prática da cultura hip hop no Estado do Maranhão. Além de valorizar e dar visibilidade a juventude maranhense expondo todo seu potencial através da arte urbana.

Central Única das Favelas do Maranhão

A Central Única das Favelas do Maranhão é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, com o propósito de fomentar e executar ações educacionais, que contribuam para a construção de uma sociedade includente. A Cufa participa da discussão de temas relacionados à juventude e execução de projetos nas áreas de Educação, Trabalho, Saúde, Esporte, e Protagonismo Juvenil.

Programação Completa

6ª edição do Festival Hip Hop na Ativa

Primeiro Dia (12 de Dezembro)

Local: União de Moradores do Bairro Vicente Fialho

09h00min: Oficina de Graffite

11h00min: Oficina de Fanzine

12h00min: Intervalo para almoço

14h00min: Oficina de Mc´s

14h30min: Oficinas de Tranças Africanas

15h00min: Oficina de Dj

15h30min: Oficina de Dança Afro

16h30min: Oficina de Dança de Rua

19h00min: Espaço Cine Crioula - Exibição de Video

20h30min: Encerramento

Segundo Dia (13 de Dezembro)

Local: Projeto Social Arte de Viver ( Vicente Fialho)

14h00min: Basquete de Rua

15h00min: Show de Rap

15h00min: Grupo de BMX

16h00min: Batalha de Popping(1vs1)

16h40min: Show de Rap

17h00min: Batalha de B.girls (1 vs 1)

17h40min: Show de Rap

18h00min: Batalha de B.boyng (2 vs 2)

19h00min: Batalha de Mc´s

19h00min: show de Rap

20h00min: Performance dos Dj´s

22h00min: Encerramento

Mais informações: (98)88480901

e-mails: conexaodasruas@gmail.com ou cufamaranhao.slz@gmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.