Moda

Confira tudo sobre o estilo 'vampiresco' de se vestir

Alessandra Castro com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

Eles nunca estiveram tão no auge! Com suas peles brancas como marfim, dentes longos e afiados, olhares vidrados na imortalidade e o ar de mistério e sedução que lhes é característico, os vampiros, seres da noite, amaldiçoados a viverem eternamente em meio a uma incessante busca por sangue, saíram dos cenários de horror, dos cemitérios e catacumbas que lhes eram impostos e foram parar nas páginas de best-sellers mundiais, das telas dos cinemas e das séries milionárias de TV.

Em pleno século XXI, os vampiros voltam repaginados e mais humanos nas recentes publicações literárias e produções da sétima arte, arrebatando uma verdadeira legião de fãs alucinados. A grande responsável por essa retomada no gênero vampiresco, que viu o seu último auge nas histórias assinadas pela escritora Anne Rice, foi a série de livros Twiligth – Crepúsculo – da americana Stephanie Meyer. O primeiro livro virou filme, um enorme sucesso de público, e o segundo longa baseado na série, Lua Nova, estréia hoje no mundo inteiro.

Mas não foi apenas a literatura e o cinema que se renderam a esses vampiros mais modernos e humanizados. Grandes redes de televisão, como as americanas The CW e HBO, lançaram, esse ano, séries baseadas em livros de vampiros, como The Vampire Diaries e True Blood, respectivamente, ambas transmitidas no Brasil pela TV a cabo com grande audiência. Até o mundo da moda entregou-se ao luxo, glamour e sedução que cercam o imaginário vampiresco: “As histórias sobre vampiros jovens e bonitos, como em "Twilight", conquistaram o público e estão fazendo a cabeça de estilistas e editores de moda das maiores grifes e revistas do ramo”, afirma a empresária Layla Adler Assub, franqueada em São Luís das marcas Miele e M.Officer.

Rostos pálidos, lugares sombrios, a beleza da juventude eterna dessas criaturas, roupas pretas e em tons fortes como o vermelho e o roxo, couro, tachas, rendas e muito mais invadiram as passarelas e as páginas das revistas.

A sensualidade decadente com os seus olhares mortíferos e sua palidez cadavérica, mas atraente, fizeram o mundo da moda se render aos vampiros e levar para as passarelas todo o glamour e encantamento dessas feras noturnas.

OS NOVOS VAMPIROS

Em Crepúsculo, Bella (Kristen Stewart) é uma adolescente que muda para a chuvosa Forks, Washington, para morar com o pai, Charlie (Billy Burke), depois que sua mãe decide casar-se novamente. Lá, ela conhece um misterioso rapaz, Edward Cullen (Robert Pattinson), um garoto que esconde um segredo obscuro, conhecido apenas por sua família: a sua natureza vampírica. A série The Vampire Diaries segue praticamente a mesma linha da saga Twilight, apostando em vampiros jovens e lindos. A estudante Elena Gilbert, bela e popular, acaba se apaixonando pelo intrigante Stefan Salvatore, um vampiro de quase 200 anos, ao mesmo tempo em que desperta os desejos do malicioso irmão de Stefan, Damon Salvatore, entrando no meio de uma briga secular entre os dois.

Já o seriado True Blood, do canal HBO, aposta em uma combinação de elementos menos teen: Muito sangue, assassinatos, sensualidade, sociedades secretas e um intenso clima de mistério. Entretanto, todas buscam na beleza dos seus personagens, na sua humanização, modernização e no luxo e glamour que envolve o mundo dos vampiros para atraírem e conquistarem um público ávido por bons enredos.

O estilo vampiresco:

Apesar de viverem como se não houvesse amanhã, e para eles, em um certo sentido, não há mesmo, os vampiros são criaturas repletas de um romantismo dramático, e isso reflete nas suas roupas e no seu estilo. “Diferente de personagens como o Conde Drácula, por exemplo, que aposta em um visual vitoriano e austero, os vampiros da nova geração conseguem aliar, perfeitamente, o romantismo a modernidade’’, completa Layla Adler.

O figurino dessas criaturas é marcado por babados, rendas, cores fortes e neutras (nada de tons nudes) como vermelho, púrpura, azul escuro, cinza e o famoso preto. O que também aparece com força são as sobreposições, com uso de casacos e jaquetas.

E em comemoração a estréia do filme Lua Nova, a equipe da loja M.Officer do São Luís Shopping montou, especialmente para os fãs, looks inspirados nos personagens de Crepúsculo e The Vampire Diaries.

EDWARD CULLEN – PERSONAGEM E LOOK M.OFFICER

EDWARD CULLEN 2 – PERSONAGEM E LOOK M.OFFICER

Em Crepúsculo, as peças apresentadas no filme vão desde casacos a tênis que criam um visual simples e ao mesmo tempo fino. Casacos sóbrios, em tons de cinza, marcam o figurino de Edward Cullen. Os casacos criam um estilo clássico e ao mesmo tempo atual. Essa sobreposição aparece acompanhada de uma camisa ou T-shirt normalmente em um tom também neutro ou escuro.

BELLA SWAN – PERSONAGEM E LOOK M.OFFICER

BELLA SWAN 2 – PERSONAGEM E LOOK M.OFFICER

Em relação a personagem Bella Swan, as roupas usadas pela atriz Kristin Stewart no filme são simples e delicadas, compondo um look bem básico. Bella também apresenta algumas jóias no decorrer do filme como o bracelete com pedra azul e a pulseira de madeira com imagens gravadas. O uso, em alguns casos, dos casacos grandes e amplos estilo ‘capa de chuva’ fazem o diferencial do look. É impossível falar das roupas que aparecem em Crepúsculo sem citar o vestido que Bella coloca para ir ao baile com Edward. O vestido de baile é complementado com um bolero em renda, criando um look feminino e chique.

ELENA GILBERT – PERSONAGEM E LOOK M.OFFICER

Em The Vampire Diares, ela é popular entre os garotos e invejada pelas garotas. Elena preza pela aparência, utilizando roupas e combinações modernas como jeans com lavagens diferentes, em sua maioria escuros, jaquetas de couro e leggins. Tudo isso sem deixar de lado a suavidade do look romântico, investindo em peças como blusas com detalhes em rendas, saias rodadas, babados e etc. As cores sóbrias como o cáqui, marrom e preto predominam, flertando com a vivacidade do vermelho e púrpura, por exemplo.

STEFAN SALVATORE – PERSONAGEM E LOOK M.OFFICER

O mocinho da série e namorado da jovem Elena Gilbert. Com um ar misterioso, discreto e romântico, Stefan possui beleza e estilo encantadores sem fazer esforços. A camisa xadrez dá o toque de elegância e austeridade, e é a peça chave do look, arrematando com calça escura. Se a escolha fosse uma T-Shirt básica, a sobreposição com jaqueta de couro preta cairia perfeitamente bem.

DAMON SALVAOTRE – PERSONAGEM E LOOK M.OFFICER

Damon, irmão de Stefan, é o vilão da série. Forte, sedutor e misterioso, o seu estilo varia entre o de ‘rebelde sem causa’ e o clássico. Nos seus looks, a cor preta aparece predominando. O diferencial encontra-se na sobreposição, no uso de echarpe ou peças em tricô sobre jaquetas ou com camisa, compondo um visual moderno, mas ao mesmo tempo fino e elegante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.