Túnel do Tempo

Veja os brinquedos que deixaram saudade

Alessandra Castro com informações do Nostalgia

Atualizada em 27/03/2022 às 13h07

Quem naseu nos anos 80 com certeza já babou em frente a tv quando os “Comandos” entravam “Em Ação” nas propagandas da Estrela, ou correu do seu tio mala que dizia que o Boneco do Fofão ia te pegar e sem dúvida pirou ao ver a Super Massa se transformando em tudo o que você pudesse imaginar. Eis uma lista com 10 brinquedos que marcaram esta década:

1. Playmobil

Linha de brinquedos criada por Hans Beck (1929-2009) em 1974 e vendida mundialmente a partir 1975. São bonecos com partes móveis e uma série de objetos, veículos, animais e outras coisas com as quais esses bonecos irão se integrar compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática específica.Veja uma animação stop-motion com os bonecos.

2.Genius

Lançado em 1980 pela Estrela foi o primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil , era a versão do Simon, do fabricante americano Hasbro.

3.Comandos em Ação

A linha de bonecos G.I. Joe, da empresa americana Hasbro, deu origem ao termo action figure. Foi comercializada no Brasil pela companhia de brinquedos Estrela S/A com o nome Falcon (bonecos maiores, de 12 polegadas) e, posteriormente, Comandos em Ação (bonecos de 3 3/4 polegadas).

Os Comandos em Ação vinham com acessórios como armas, capacetes, rádio-transmissores e viseiras. De boa qualidade, eram embalados em cartelas coloridas, com uma ilustração do personagem em situação de batalha e ao fundo um invariável cenário de explosão, vermelho, amarelo e preto.

A série foi produzida entre 1984 a 1995, com um total de 124 bonecos e 98 veículos. Houve também séries animadas, quadrinhos e jogos (quebra-cabeças e alguns títulos para games, nas plataformas Atari 2600 e NES).

4.Boneco do Fofão

Boneco do personagem fictício, Fofão do extinto programa de televisão infantil brasileiro Balão Mágico. Interpretado por Orival Pessini, tornou-se bastante popular entre as crianças brasileiras nos anos 80. Além do boneco tinha também discos, roupas e outros produtos licenciados.

5.Pogobol (atual Go Go Ball)

Este era ótimo, e ainda é comercializado. Funciona assim: você empresta para aquele tiu que te enchia o saco com o boneco do Fofão, ele põe um cada pé em um lado do disco, tenta pular e se arrebenta no chão. Agradecimentos ao Noxis.

6.Boneco do He-Man

Originalmente, junto com cada boneco da linha Masters of Universe vinha um mini-gibi.Nesta versão boneco, He-man tinha uma arma auxiliar, um machado, e também um escudo. A continuidade da linha de bonecos foi aberta oficialmente numa outra mídia em DC Comics Presents #47, uma publicação da DC Comics onde Superman dividia a revista com um herói convidado.

7.Trombada

Amassava quando batia em algo. Para desamassar, bastava-se fechar a tampa do porta-malas.

8.Galinha Maggi

Essa era bem comum. Você estufava a galinha com bolinhas de plástico que simulavam os ovos (eca), e depois apertava a galinha para que ela botasse os ovinhos enquanto levantava as asas. Lindo!

9.Pirocóptero – o pirulito que voa

Na verdade o que voava era o palito e a hélice, a brincadeira terminava geralmente quando após decolar o brinquedo era levado pelo vento e caía na casa da vizinha que tinha um cachorro bravo.

10.Super Massa

Ainda é comercializada hoje. No início haviam o salão de cabeleireiro, a fazendinha, sorveteria e só a massa. Não fazia nada de ultra moderno, a massa passava por moldes e se transformava em alguma coisa, era só massa de modelar com muita propaganda, mas era legal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.