Cigarro

Na Mira te mostra os inúmeros riscos do fumo

Alessandra Castro com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 13h10

Os grandes filmes das décadas de 70 e 80 traziam seus galãs, vilões e mulheres sensuais com um cigarro em mãos. Durante muito tempo o ato de tragar foi identificado como um gesto charmoso, praticado pelas altas rodas sociais e por pessoas bem sucedidas e determinadas, dando até mesmo uma sensação de poder. Entretanto, há algum tempo o motivo de tanto charme tornou-se motivo de preocupação, isso porque os malefícios desse produto industrializado já estão mais que comprovados, não só pelos especialistas em saúde, mas por quem não consegue se livrar desse vício, mesmo percebendo suas conseqüências.

Para quem desconhece os perigos de uma tragada, a composição do cigarro assusta: contém acetona, removedor de esmaltes; formol, conservante de cadáver; amônia, desinfetante para privadas; fósforo P4/P6, usado em veneno para ratos e mais 4.500 substâncias que interagem diretamente no sistema neural e libera dopamina e serotonina, o que proporciona sensação de prazer imediato e dependência. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, entre os anos de 2007 e 2008, o tabagismo foi diretamente responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão, e por 25% das mortes por doenças cerebrovasculares.

E não é só os fumantes ativos que não estão livres dos problemas causados pelo fumo, os fumantes passivos também podem sofrer as conseqüências com a mesma intensidade, principalmente quem já tem predisposição para problemas respiratórios. Visando uma solução para este problema, o governo de São Paulo conseguiu no Tribunal de Justiça restaurar a lei antifumo que permitia a alguns estabelecimentos públicos ter espaços reservados para fumantes, os chamados fumódromos. Em São Luís, a Vigilância Sanitária já percorre bares e restaurantes da capital com campanhas educativas sobre a nova lei, que implica multa entre R$ 2.000 e R$ 1,5 milhão para os estabelecimentos que não se adequarem às novas normas.A decisão ainda divide opiniões e reclamações, mas com certeza a saúde de muita gente vai agradecer.

O que era charmoso antigamente, hoje em dia faz muito mal para a sua beleza em geral

Com o intuito de informar a população sobre os males do cigarro, o dia 29 de agosto foi adotado como O Dia Nacional de Combate ao Fumo. Com o tema Ambientes 100% livres de fumo: um direito de todos, este ano a data será marcada por ações de conscientização em vários estados e recolhimento de assinaturas a fim de reivindicar espaços livres da incômoda fumaça e de incentivar os fumantes a procurarem tratamento para abandonarem o cigarro.

Mas, o que muita gente não sabe são os danos que o fumo pode trazer à pele. Para os homens e mulheres mais vaidosos que mergulham nos tratamentos estéticos, estes não terão muitos efeitos sem um hábito de vida saudável, que inclui exercícios físicos, alimentação balanceada e abolição do cigarro e do álcool. O fumo causa câncer de boca, que inclui ferimentos nos lábios e na cavidade oral, além de manchas e dificuldades para falar ou mastigar. Outro dano que acomete os tabagistas é o envelhecimento precoce e as manifestações cutâneas, como danos a cura de ferimentos, reações inflamatórias e tumores epiteliais.

De acordo com a Dra. Maria de Belém Monteiro, da Clínica Corpore de Medicina e Cirurgia Estética, os fumantes devem estar atentos para as reações inflamatórias provenientes do cigarro como o aparecimento de dermatites atópicas, acnes e lúpus eritematoso. A dermatite átopica é caracterizada pela inflamação na pele acompanhada de lesões e coceiras, já o lúpus eritematoso, de nome mais complicado, produz reações ainda mais diferentes, como: febre, emagrecimento e manchas na pele que passam por urticárias.

Os fumantes passivos também estão sujeitos às complicações na pele e no organismo, pois o contato com a fumaça pode ajudar a desenvolver várias reações alérgicas. Além de não ser mais elegante, o cigarro é um risco tanto para quem fuma quanto para quem está perto dos fumantes ativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.