O 'Ação' deste sábado, dia 27, discutirá a importância da leitura para a formação dos jovens brasileiros. E para enriquecer essa discussão, o programa convidou o escritor Ignácio de Loyola Brandão, um dos literários mais conceituados do país, para apresentar seu ponto de vista sobre esta questão. Entre as análises de Ignácio e exemplos de sucesso que ele já teve a chance de conhecer em suas viagens pelo Brasil, o 'Ação' mostrará outras iniciativas voltadas para o estímulo à leitura.
Em São Francisco Xavier, no interior de São Paulo, é realizado o Festival da Mantiqueira, uma forma encontrada pelo município de envolver a comunidade com a literatura. Ainda na cidade, a matéria mostrará a iniciativa de Sidney, um morador que usando o acervo guardado na cadeia desativada, montou uma biblioteca. Ele transformou a casa dos pais num espaço para a comunidade. Hoje a Biblioteca Solidária tem mais de 6000 livros e atende 600 pessoas por mês.
E para se aprofundar ainda mais neste tema, o 'Ação' apresentará a pesquisa "Retrato da Leitura no Brasil", elaborada pelo Instituto Pró-Livro, que mostra o perfil do leitor brasileiro, os maiores obstáculos e as melhores oportunidades para inserir a leitura nos hábitos da população.
E em Guarulhos, no estado de São Paulo, o Instituto Criança Cidadã também tem um trabalho diferenciado de estímulo à leitura. A literatura é fonte de conhecimento para as outras atividades de arte-educação do Instituto.
No estúdio, Serginho Groisman conversará com Ignácio de Loyola Brandão sobre o cenário da literatura no país e a importância da mesma na educação dos jovens. Para o escritor, o problema começa na introdução da literatura na vida das crianças, "Os professores têm que ter gosto pela literatura, têm que gostar de ler, têm que saber contar uma história. Sem isso, não é possível que as crianças se interessem.", afirma. Sobre a importância dos projetos sociais que desenvolvem ações nesta área, Ignácio é enfático ao dizer que sem isso, não seria possível continuar avançando, "É importante que as comunidades se envolvam nisso mesmo, pois somente desta forma isso vai evoluir. É importante que todos entendam a importância das atitudes individuais para o bem coletivo.", garante.
O ‘Ação’ vai ao ar aos sábados, logo após o ‘Globo Universidade’.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.