Lançamento

Operadora lança G1, primeiro celular com a plataforma Google

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h30

O iPhone ganhou um novo concorrente. Foi apresentado nesta terça-feira (23) o G1, primeiro celular a usar o software Android, desenvolvido pelo Google.

Operado nos Estados Unidos pela T-Mobile e fabricado pela HTC, o G1 é um celular com tela de 3 polegadas sensível ao toque, teclado "embutido" na parte inferior e a particularidade de funcionar com o software da empresa líder na internet. Ele vai custar US$ 179 nos EUA e chega às lojas dos EUA em 22 de outubro. Clientes da operadora T-Mobile podem já podem fazer pedidos pelo site dedicado ao lançamento.

Os analistas que tiveram acesso ao telefone concordam que ele não supera o iPhone em design, mas opinam que apresenta algumas vantagens para o usuário. No G1, todos os aplicativos serão de graça e o usuário poderá utilizar vários ao mesmo tempo.

As empresas apostam na participação da comunidade de desenvolvedores para fazer do G1 um aparelho "à prova do futuro".

Internet 'mais fácil'

Por enquanto, o G1 será oferecido exclusivamente com a T-Mobile, mas o Google convidou todos as operadoras a fabricar telefones que funcionem com o Android, cujo código é aberto e permite às companhias telefônicas economizar em licenças de software.

Para o Google, que ganha grande parte de suas receitas graças à publicidade na internet, o G1 é mais um passo rumo ao sonho de uma sociedade permanentemente conectada à rede e aos serviços do buscador.

"Se a internet é amplamente acessível, é bom para nós", disse recentemente Sergey Brin, co-fundador do Google. Coincidindo com seu décimo aniversário, o buscador declarou que vai "apostar forte na web móvel" nos próximos anos.

Leia mais no G1!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.