As crianças brasileiras vão para cama por volta das 21h40. Este horário médio foi obtido em uma pesquisa que está sendo concluída pela Johnson&Johnson em 21 países e avalia o padrão do sono em bebês e crianças até 3 anos. Os primeiros resultados mostram que, por aqui, dorme-se muito tarde. Para se ter uma idéia, em países caucasianos (EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido), a hora média de ir para cama é 20h.
"Talvez isto esteja relacionado ao fato de muitas mães colocarem os filhos para dormir após a novela", afirma a coordenadora da pesquisa, Jodi Mindell, diretora associada do Centro do Sono no Hospital Infantil da Filadélfia e da National Sleep Foundation (EUA). Para ela, quando a criança vai para cama tarde, acaba tendo um sono mais inconstante.
No Brasil, foram ouvidas 4 mil famílias e descobriu-se também que 35% dos pais acreditam que seu filho tenha algum problema relacionado ao sono, seja por dormir pouco, por ter dificuldade ao se deitar ou por acordar muitas vezes à noite. A sugestão da especialista é seguir três passos durante o ritual da noite: estabelecer um horário fixo para colocar a criança na cama, deixá-la dormir sozinha (no caso dos bebês, ela recomenda que sejam colocados no berço ainda sonolentos, não dormindo) e seguir a mesma rotina, seja ela contar uma história, fazer massagem, dar banho ou cantar uma canção de ninar.
O tempo gasto pelos pais entre o momento em que começam a colocar o filho para dormir até o que de fato adormece é de 50 minutos. O estudo mostrou, ainda, que as crianças brasileiras tiram sonecas durante o dia que totalizam duas horas, em média, e que 21% dos bebês brasileiros dormem com os pais na mesma cama.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.