Milhares de brasileiros foram hoje a igrejas em todo o país para participar de procissões e cerimônias que lembraram o martírio e a paixão de Cristo.
Uma das maiores cerimônias foi realizada no Morro de Planaltina, uma colina próxima a Brasília, onde cerca de 100 mil pessoas se reuniram para assistir a uma Via-Sacra protagonizada por cerca de mil atores.
A encenação do sofrimento, crucificação e ressurreição de Cristo é realizada em Planaltina há 36 anos e cada vez atrai mais fiéis de todo o país, entre eles aqueles que atribuem poderes milagrosos ao monte e vão em busca de cura para diversas doenças.
Uma cerimônia similar foi realizada hoje no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, o maior templo dedicado a Maria na América Latina e construído em homenagem à padroeira do Brasil.
Na cidade de Aparecida, a cerca de 120 quilômetros de São Paulo e que em maio do ano passado foi visitada pelo papa Bento XVI, cerca de 25 mil pessoas percorreram o caminho que leva ao Monte de Cruzeiro, onde fica o templo.
As cerimônias se multiplicaram ao longo do território brasileiro.
O país tem 180 milhões de habitantes e calcula-se que 140 milhões professem a religião católica.
Muitos dos que não tiveram fervor religioso nestes dias aproveitaram o feriado prolongado para desfrutar das praias.
Segundo cálculos oficiais, saíram de São Paulo entre a noite de quinta-feira e a manhã da sexta cerca de 1,5 milhão de veículos, em sua maioria rumo à praia.
O mesmo ocorreu em Belo Horizonte e em Brasília, onde cerca de 40% da população optou por viajar durante os dias da Semana Santa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.