O desafio era responder 110 questões de conhecimentos gerais, envolvendo as áreas de tecnologia, idiomas, música, esporte, meio ambiente, curiosidades, atualidades, profissões e raciocínio lógico.
A equipe vencedora seria aquela que conseguisse terminar primeiro o simulado, sem errar nenhum quesito. Os alunos José Ahirton Batista, João Lucas Coimbra e João Lucas Lima – todos do 3º ano do Ensino Médio – realizaram a façanha e deixaram o Santa Teresa em 1º lugar entre as escolas maranhenses participantes; ou seja, deixou para trás 47 equipes de alunos das mais diversas instituições de ensino. No ranking do Brasil, o colégio ficou em 27º lugar.
Esta é a segunda vez que o colégio fica em 1º lugar no Desafio entre os concorrentes do Maranhão. Em 2006, a escola conseguiu os três primeiros lugares, com equipes diversificadas. Em 2007, a 1ª colocação se repetiu. “Respondemos os 110 quesitos em mais ou menos 13 horas. As questões estavam bem elaboradas. Tivemos que ter cautela para não errar nada, pois sabíamos que um deslize nos deixaria fora da disputa. Valeu o esforço”, disse João Lucas Lima, um dos integrantes campeões.
O professor de Física, Alexssandro Amorim, explica que as equipes foram formadas em comum acordo entre os alunos, e a preparação também foi individual. “Expliquei o processo do Desafio e dei uns toques sobre como deveriam se preparar. Daí por diante, eles seguiram sozinhos, estudando. Até porque, nós professores, não podíamos interferir quando os estudantes estivessem respondendo as questões”, explicou.
O 3º DNA está previsto para acontecer em maio deste ano. Diferente das etapas anteriores, desta vez poderão participar alunos do Ensino Fundamental, Médio, além de universitários.
Entenda o desafio
O QUE É: iniciativa idealizada pelo Projeto Nacional de Educação à Distância (ProNEAD), em parceria com diversas instituições
QUEM PODE PARTICIPAR: estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Universitário de instituições cadastradas no Projeto
COMO FUNCIONA: por meio de um computador, os alunos têm que responder a 110 questões de conhecimentos gerais, sem errar, no menor espaço de tempo. Ganha quem terminar primeiro. A disputa envolve estudantes de todo o país. O 1º lugar ganha R$ 2 mil em dinheiro.
FOTO (esq. p/ dir.)
João Lucas Coimbra
João Lucas Fontelles
José Ahirton
Prof. Alexssandro Amorim
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.