SÃO PAULO - Jogar futebol com os amigos parece ser o exercício físico ideal, segundo um estudo dinamarquês. Segundo os cientistas, a pelada é capaz de queimar mais gordura e gerar mais massa muscular do que uma corrida solitária.
Os responsáveis pelo estudo, que examinaram os resultados dos dois tipos de exercício em 37 homens, também descobriram que os peladeiros se sentiam menos cansados do que os corredores após o esforço físico -- basicamente porque estavam se divertindo mais. "É uma ótima notícia para os homens que preferem jogar futebol com seus amigos", disse Gary O'Donovan, especialista em medicina do esporte da Universidade de Exeter (Reino Unido) que não participou do estudo.
Para medir o grau de esforço de ambos os exercícios, os pesquisadores usaram monitores cardíacos nos homens e compararam amostras de sangue e biópsias de músculo antes e depois de jogos e corridas. Os dinamarqueses escolheram homens com padrão de saúde parecido, com idades entre 31 anos e 33 anos, e os dividiram em grupos de peladeiros, corredores e sedentários -- esses últimos, como era de esperar, terminaram os três meses de estudo em pior forma que os outros.
Cada período de exercício durava cerca de uma hora e acontecia três vezes por semana. Depois de 12 semanas, os pesquisadores descobriram que a porcentagem de gordura corporal dos jogadores de futebol caiu 3,7%, contra 2% da dos corredores. Os peladeiros também aumentaram sua massa muscular em 2 kg, contra nenhuma mudança significativa nos corredores.
Embora os jogadores de futebol estivessem destreinados, havia momentos no jogo que eram tão intensos que a capacidade cardiovascular deles era exigida ao máximo, tal como a de jogadores profissionais de futebol", diz Peter Krustrup, chefe do Deparamento de Exercício e Estudos do Esporta da Universidade de Copenhague e líder do estudo.
Para Gary O'Donovan, é necessário um pouco de cautela. Apesar dos benefícios, pessoas sedentárias não deveriam ir direto para o exercício mais intenso do futebol, mas sim começar com uma atividade moderada antes de partir para as peladas três vezes por semana.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.