São João

Projeto Caixa de Surpresa volta a divertir terreiros juninos

Este ano, o projeto vai até Rosário, Anajatuba, Morros, Bacabeira, Axixá e Itapecuru-Mirim.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h00

SÃO LUÍS - Os terreiros juninos de São Luís e de alguns municípios do Maranhão estarão em festa a partir de hoje (8), quando terá início mais uma edição do projeto Caixa de Surpresa, que este ano reúne 86 atrações da cultura local, incluindo grupos de bumba-meu-boi e artistas locais em apresentações que percorrerão cidades do interior do estado e municípios da Ilha.

Esta é a quarta edição do projeto Caixa de Surpresa, idealizado pela senadora Roseana Sarney com patrocínio da Caixa Econômica Federal. Pela primeira vez o projeto Caixa de Surpresa extrapola os limites de São Luís e viaja com sua caravana para as cidades de Rosário, Anajatuba, Morros, Bacabeira, Axixá e Itapecuru-Mirim.

De hoje a domingo, comporão a programação os grupos de bumbas-meu-boi Mocidade de Rosário, Mocidade Axixaense, Liberdade, Nina Rodrigues, Maracanã, Pindaré, Morros, Brilho da Ilha, Fé em Deus, Maioba, Floresta, Periz de Cima, Santa Fé, Axixá, Pindoba, Boizinho Barrica e ainda o tambor de crioula de Amélia, dança do lelê de São Simão, além do cantor Cláudio Pinheiro.

De acordo com Marizinha Raposo, uma das organizadoras do evento, os municípios foram escolhidos por serem mais próximos à Ilha de São Luís. “Esta é a primeira vez que levamos o projeto para o interior, então escolhemos cidades mais próximas até mesmo para vermos a operacionalização e a receptividade do público”, observa ela.

Entre os grupos que participarão desta etapa do Caixa de Surpresa, a expectativa é a melhor possível. “Vamos mostrar o nosso melhor, fazer bonito. Tudo para agradar ao público que irá nos assistir”, destaca o amo do boi de Santa Fé, Zé Olhinho.

NA ILHA

Depois do interior, será a vez de São Luís receber o projeto que terá início dia 15 na capital e prosseguirá até dia 18. Dia 29, o projeto acontecerá no Largo de São Pedro, na Madre Deus.

Em São Luís, o Caixa de Surpresa percorrerá os bairros Anjo da Guarda, Cohatrac e Cidade Operária. Na Ilha, também passará pelos municípios de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. “O projeto sempre foi muito bem aceito em São Luís, as pessoas comparecem para se divertir e prestigiar nossa cultura”, diz Marisinha Raposo.

A mesma expectativa é compartilhada pelos grupos que comporão a segunda etapa do projeto. “O projeto é ótimo, pois incentiva as brincadeiras e também ajuda a mostrar nosso trabalho e nossa arte para muita gente”, diz Simone dos Santos, do Boi de Pindaré.

Entre as atrações que garantirão a alegria dos brincantes em São Luís estão os bois Brilho da Ilha, Maioba, Nina Rodrigues, Liberdade, Iguaíba, Mocidade Axixaense, Matinha, Sonhos, Axixá, Unidos Venceremos, Pindaré, Sítio do Apicum, Raposa, Upaon Açu, Fé em Deus, Floresta, Barrica, Santa Fé, Pindoba, Brilho do Luar, Maracanã e Ribamar.

As manifestações que foram originadas nos próprios bairros também terão espaço para mostrar seus trabalhos. É o caso do boi do PET, do município da Raposa, e do Boi Brilho do Luar, de São José de Ribamar.

Boa estrutura de palco, luz e som foi preparada para receber as atrações. Serão quatro equipes divididas entre organizadores, iluminadores, seguranças e apoio, trabalhando para que tudo saia perfeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.