Gilberto Gil ganha título "honoris causa" em Portugal

Atualizada em 27/03/2022 às 14h10

BRASÍLIA - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, recebeu nesta sexta-feira em Portugal o título de doutor honoris causa da Universidade de Aveiro durante cerimônia que marcou os 33 anos da instituição lusa.

Na ocasião, o ministro brasileiro pediu a "materialização" de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa.

"Sem os projetos materializados de promoção e divulgação da língua portuguesa, não há como avançar na concertação político-diplomática, nem na cooperação em diversos domínios. Está aí o nosso desafio", apontou Gil.

O ministro da Cultura fez referência à Declaração Constitutiva e aos Estatutos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que tem como objetivos a cooperação e a concertação diplomática.

O elogio a Gilberto Gil esteve a cargo do vice-reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Assunção que, referindo-se ao ministro da Cultura, considerou serem "as opções, as experiências, os desafios assumidos em vários contextos de vida, grandes lições".

"Temos diante de nós alguém que se afirmou como um perseguidor de ideais, como um lutador pela liberdade, por um mundo melhor e, usando palavras do próprio Gil, a favor da valorização e da disseminação de uma nova cidadania global, da capacidade de autodeterminação das pessoas", destacou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.