Grammy: Mary J. Blige e Chili Peppers lideram indicações; Sergio Mendes concorre duas vezes

Atualizada em 27/03/2022 às 14h11

RIO - O brasileiro Sergio Mendes recebeu esta quinta-feira duas indicações ao Grammy. As músicas "Mas que nada", gravada com participação do grupo Black Eyed Peas, e "That heat", com Erykah Badu & Will.i.am, concorrem na categoria melhor performance urbana/alternativa. As canções têm fortes concorrentes: "Crazy", de Gnarls Barkley, "Idlewild blue (Don't chu worry 'bout me)", do Outkast, e "3121", do Prince.

"Mas que nada", composição de Jorge Benjor gravada por Sergio Mendes com participação do Black Eye Peas, é sucesso nas rádios mundiais. Tanto o brasileiro quanto o grupo americano serão atração no réveillon deste ano na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Quem liderou as indicações na 49ª edição do Grammy, que será entregue em 11 de fevereiro, em Los Angeles, foi Mary J. Blige, cujo estilo cheio de paixão lhe valeu o apelido de Rainha de Hip-Hop/Soul. Ela concorre em oito categorias. A banda de rock de Los Angeles Red Hot Chili Peppers obteve seis indicações para os prêmios mais importantes da indústria musical, incluindo o cobiçado prêmio de álbum do ano.

Entre os artistas que receberam cinco indicações cada estão o cantor e compositor inglês James Blunt, o trio country Dixie Chicks, o cantor pop John Mayer, o veterano do funk Prince, o produtor Rick Rubin, o cantor will.i.am, do Black Eyed Peas, o produtor Danger Mouse, do duo Gnarls Barkley, e o compositor John Williams.

Mary Blige, de 35 anos, está em alta graças a seu álbum mais recente, "The breakthrough", que já vendeu mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo. Curiosamente, não foi indicado para álbum do ano. Mas a cantora três vezes premiada com o Grammy foi indicada em categorias importantes, tais como disco e canção do ano.

Os veteranos roqueiros do Red Hot Chili Peppers, que ganharam seu único Grammy em 1993, vão competir pelo álbum do ano (''Stadium Arcadium'') ao lado das Dixie Chicks (''Taking the Long Way''), de John Mayer (''Continuum''), e de dois indicados em quatro categorias, o Gnarls Barkley (''St. Elsewhere'') e Justin Timberlake (''FutureSex/LoveSounds'').

James Blunt, de 'You're beautiful' concorre a artista revelação

A atenção dada às Dixie Chicks acontece após sua queda de popularidade decorrente de críticas que a cantora Natalie Maines fez ao presidente americano George W. Bush durante concerto em Londres em março de 2003, pouco antes da invasão liderada pelos EUA do Iraque. Seu álbum indicado ao Grammy inclui o single "Not ready to make nice", que assinala que elas não mudaram de posição.

Outros artistas que tiveram quatro indicações cada incluem a cantora de R&B Beyonce, o produtor Bryan Michael Cox, o cantor gospel Israel Houghton e o rapper T.I.

Os candidatos a melhor artista revelação são James Blunt e as cantoras britânicas Imogen Heap e Corinne Bailey Rae, a vencedora do "American Idol" Carrie Underwood e o cantor de R&B Chris Brown.

Os artistas indicados para disco do ano - prêmio que é entregue ao artista e aos produtores - são Mary Blige (''Be Without You''), James Blunt (''You're Beautiful''), Dixie Chicks (''Not Ready to Make Nice''), Gnarls Barkley (''Crazy'') e Corinne Bailey Rae (''Put Your Records On'').

As canções de Blige, Blunt, Dixie Chicks e Rae vão competir pelo Grammy de canção do ano, dado aos compositores, ao lado de ''Jesus, Take the Wheel'', de Underwood.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.