SÃO LUÍS - Crianças com até 5 anos de idade devem voltar hoje aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina antipólio, na Campanha Nacional de Vacinação Contra Paralisia Infantil.
Devem ser vacinadas todas as crianças menores de 5 anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarréia.
Não existe tratamento para a pólio, mas a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.
A coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Ana Clara Batalha, explica que essa etapa é complementar à vacinação feita em junho passado, quando as crianças tomaram a primeira dose.
“As campanhas de vacinação são realizadas anualmente em duas etapas para garantir a imunidade contra a poliomielite, contribuindo para que a doença não retorne ao Brasil”, diz.
A paralisia, que já teve alta incidência no país, foi erradicada mas o Ministério da Saúde mantém a vacinação obrigatória porque o poliovírus, causador da doença, ainda se encontra em circulação em alguns países.
Postos
Estarão funcionando 363 postos de vacinação instalados em unidades de saúde, associações comunitárias e prédios públicos, onde devem trabalhar cerca de 2.100 profissionais.
A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar contra a pólio 97.085 crianças. Além disso, os pais ou responsáveis podem aproveitar hoje para atualizar o cartão de saúde das crianças, pois em 83 unidades de saúde serão disponibilizadas também as vacinas contra hepatite B, tetravalente (contra difteria, coqueluche, tétano e haemophilus influenzae tipo B), tríplice viral (contra rubéola, caxumba e sarampo), BCG (contra tuberculose), DTP (contra difteria,coqueluche e tétano), contra febre amarela e contra rotavírus.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.