SÃO LUÍS - O acervo azulejar do estado inspira a
exposição “Azulejos do Maranhão – Xilogravuras de Airton Marinho”, patrocinada pela Companhia Vale do Rio Doce. A mostra, que destaca alguns dos azulejos encontrados no estado, será aberta nesta sexta-feira, 18, na Galeria do Armazém da Estrela, no Centro Histórico de São Luís.
Nas 20 peças expostas, o público vai poder conferir as diferentes formas e cores dos azulejos retratados pelo artista. Mas além de mostrar a qualidade estética da azulejaria, Airton tem a preocupação com a preservação do patrimônio artístico e cultural do estado. Para ele, esta é uma das formas de consolidar o valor histórico do acervo azulejar maranhense. “Estamos cercados de peças raras, que precisam passar para as futuras gerações”, afirma. O artista iniciou a sua coleção inédita, no ano passado.
A técnica milenar, Airton domina com maestria. “É preciso ter conhecimento de pintura, escultura e desenho”, diz. O primeiro passo é fazer o desenho no papel. Em seguida, o molde é transferido para a madeira (técnica xilogravura). Para ele, este momento exige mais atenção e a habilidade manual para não haver fissuras na matriz, que vai gerar a obra definitiva. “Quanto mais detalhes na peça, maior dedicação, paciência e sensibilidade do artista”, explica Airton.
O artista - Airton Marinho é um mestre da xilogravura. Com 53 anos e mais de vinte de carreira artística, tem trabalhos em instituições como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Campos do Jordão, Ministério da Cultura e Museu de Artes Visuais (MA). Com uma temática voltada preferencialmente para a cultura popular, Airton realizou exposições em diversas cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belém, Brasília e Ouro Preto.
O projeto - A exposição “Azulejos do Maranhão – Xilogravuras de Airton Marinho” integra uma série de mostras na Galeria do Armazém, com o patrocínio da Vale. Este ano, já foi apresentada a arte do fotógrafo Edgar Rocha, com a temática das embarcações maranhenses; Depois foi a vez de nove profissionais dos quatro jornais mais antigos de São Luís, revelar em ângulos especiais, por meio da fotografia, o cotidiano dos ludovicenses e agora, outras expressões das artes plásticas como a xilogravura abre um novo momento do projeto.
O quê: exposição “Azulejos do Maranhão – Xilogravuras de Airton Marinho”, patrocinada pela Vale
Quando: sexta-feira, dia 18 de agosto a 11 de outubro de 2006
Onde: Galeria do Armazém, rua da Estrela, 401, Praia Grande
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.