Grande noite de festa hoje em São José de Ribamar

Onze grupos folclóricos serão batizados; a senadora Roseana Sarney prestigiará o evento.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h20

SÃO LUÍS - Um batalhão de grupos folclóricos recebeu as bênçãos da senadora Roseana Sarney na noite da última terça-feira, no santuário da cidade balneária de São José de Ribamar. A grande festa reuniu 11 manifestações folclóricas, sendo nove grupos de bumba-meu-boi, uma dança portuguesa e uma quadrilha, que, juntos, foram batizados em frente à Igreja de São José.

O encontro durou cerca de três horas e, após o batismo, realizado pelo padre Bráulio Ayres, a praça da Igreja de São José virou um grande arraial. Os grupos fizeram uma apresentação especial em homenagem à madrinha.

A cerimônia de batismo coletivo teve início por volta das 19h, após a chegada da senadora, que foi recebida com muito carinho pelos integrantes dos grupos, pela comunidade de Ribamar, pelo prefeito Luís Fernando Silva e por outras autoridades, dentre secretários e deputados.

Primeiro, a madrinha batizou os bois de Pindaré, Linda Jóia de São José, do Mar, Calor de São João, da Redenção, Mocidade Ribamarense, Unidos da Ilha, da Vila Roseana e de Cajapió. O padre Bráulio fez uma invocação ao Espírito Santo, lendo trechos do Evangelho.

Os bois e seus respectivos amos ficaram um ao lado do outro, para que pudessem ser abençoados. Depois, foi a vez da quadrilha Democracia Sertaneja, do bairro São Cristóvão, e da Dança Portuguesa Adolescentes de Portugal, do Sá Viana.

Agradecimento

A senadora agradeceu ao convite de todos as manifestações folclóricas. “Gostaria de agradecer a cada um de vocês aqui presentes pelo convite. Meu desejo é que todos nós possamos brincar nos arraiais sob a proteção de São José e de Deus. Não podemos deixar de lado as nossas tradições, que devem sempre passar dos pais para os filhos e dos filhos para os netos”, disse Roseana, que em seguida deu vivas a São João, São Pedro, São Marçal e a São José de Ribamar, ovacionada pelo público.

O prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, disse que se sentia feliz em poder recepcionar os grupos folclóricos na cidade e a senadora Roseana.

“Estamos abençoando uma parte dos grupos folclóricos, pois eles são muitos e a senadora é a madrinha de grande parte deles. Há a tradição de os batismos acontecerem no dia 23 de junho, mas estamos antecipando e fazendo uma grande festa”, finalizou Luís Fernando.

Tradição

Padre Bráulio explicou que a tradição dos batismos de grupos folclóricos tem raízes no Brasil Colônia.

“Antigamente, as festas eram iniciadas após uma temporada de boas colheitas e um padre ficava encarregado de batizar os folguedos. Hoje, batizamos os grupos de bumba-meu-boi”, disse o padre.

Depois de serem batizados e de receberam as bênçãos da ilustre madrinha, os grupos realizaram um desfile em fila indiana e aos poucos exibiram sua criatividade, brilho, gingado e as novas indumentárias, ‘costuradas’ com muito entusiasmo e alegria para abrilhantar as noites de São João nos terreiros da Ilha.

Sob os olhares atentos da madrinha, que analisava cada detalhe do couro dos bois, dos chapéus dos vaqueiros, do colorido das índias, da criatividade da quadrilha Democracia Sertaneja e do luxo da Dança Portuguesa Adolescentes de Portugal, os integrantes de cada uma das manifestações folclóricas davam o melhor de si para mostrar sua paixão pelo folclore maranhense.

Fundador do Boi Linda Jóia de São João, da Cidade Operária, Raimundo Borges Silva, disse que o grupo não aceitaria outra madrinha que não fosse a senadora Roseana Sarney. “Ela tinha que ser a nossa madrinha este ano, pois gostamos muito dela”, disse Raimundo.

O comandante da Quadrilha Democracia Sertaneja, Rogério Luís Costa Silva, disse que o batismo das quadrilhas também é importante, assim como acontece com os grupos de bumba-meu-boi. O grupo é formado por 20 pares e está completando 20 anos, sem deixar de lado a tradição do casamento teatralizado.

Francisco Aroucha, comandante do Boi de Pindaré, por sua vez, revelou que o grupo está levando para os terreiros várias toadas que homenageiam a senadora. O boi foi fundado em 1946.

“Somos, ao todo, 220 brincantes e temos mais de 15 apresentações este ano. Nos terreiros, iremos homenagear a nossa senadora, madrinha do grupo”, disse Aroucha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.