Ronco de grávida pode ser sinal de pressão alta

Agência Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 14h28

BRASÍLIA - Mulheres que roncam excessivamente no final da gravidez podem ter problema de pressão arterial. É o que diz a pesquisa feita por um especialista em medicina respiratória e sono da Escócia.

O estudo mostra que as mulheres tendem a roncar duas vezes mais no fim da gravidez, o que pode ser um sinal de pressão alta, condição associada à pré-eclâmpsia.

A doença é caracterizada pela hipertensão da mãe e retenção de líquidos, o que pode dificultar a circulação sanguínea para a placenta, colocando em risco a saúde da mulher e do bebê.

A incidência no Brasil é de cerca de 10%, segundo o Consenso Brasileiro de Cardiopatia e Gravidez, e é a principal causa de morte materna no País.

Porém, uma pesquisadora da Inglaterra afirma que o ronco pode estar ligado simplesmente ao aumento de peso, e que as grávidas que roncam não devem se preocupar muito. Os pesquisadores escoceses reforçam que os resultados da pesquisa não são conclusivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.