SÃO LUÍS - Nesta terça e quarta-feira cerca de 30 crianças do Sacavém e adjacências mostrarão o que pode a popularização da arte e da cultura construir. Será levado ao palco do Teatro João do Vale o espetáculo de balé “As Canções Inesquecíveis”, fruto de uma oficina do Projeto de Educação Alternativa Descobrindo o Saber (Peads), integrante da Rede Amiga da Criança.
A iniciativa dirigida a crianças na faixa etária de sete a 12 anos, oferece aulas teóricas e práticas sobre dança, há dois anos. A preparação deste espetáculo começou em setembro, com a seleção do repertório, estudo da época, aliando música, dança e história - um contexto para uma aprendizagem integral.
Com a participação especial dos alunos da Academia Adágio e do Estúdio Belas Artes, as crianças da comunidade farão um passeio pelas obras musicais populares das décadas de 60, 70 e 80. A direção de “As Canções Inesquecíveis” está a cargo das ex-alunas do mestre Reynaldo Faray, Rosa Amélia Faria e Monique Machado. O espetáculo inicia às 18h00.
O projeto Descobrindo o Saber existe desde 1989, com atividades socioeducativas e culturais, atendendo a mais de 200 crianças e adolescentes, além de adultos que tem acesso ao curso de informática. Entre as oficinas oferecidas têm: canto coral, balé clássico, teatro, informática, instrumentos de cordas, teclado, artesanato e leitura.
Com tantas atividades, a criançada está com a agenda lotada. O coral “Descobrindo o Saber” se apresenta nesta 09/12 , às 19h00, na escadaria do Beco Catarina Mina, na Praia Grande.
O projeto também integra o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti, que mantém 40 crianças e adolescentes livres da exploração, e por meio do projeto Agente Jovem 27 pessoas exercitam o protagonismo na busca de seus direitos.
O Peads é uma retaguarda da Rede Amiga da Criança. O projeto contribui para que as crianças e adolescentes permaneçam em sua comunidades tendo acesso ao lazer e a educação e também é uma importante retaguarda porque é um local atrativo para os que desejam sair da situação de rua. Além de basear seu trabalho na filosofia de Paulo Freire e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.