SÃO LUÍS - Viúva de um dos grandes nomes da comunicação no Brasil, o empresário Roberto Marinho, Lilly Marinho relatou em livro momentos vividos ao lado do grande amor, um homem que ela conheceu em 1941, mas que só 50 anos depois, em 1989, a fez descobrir a paixão.
O livro Roberto & Lilly - por Lilly Marinho será lançado hoje, 1º, às 19h30, no Convento das Mercês (Desterro).
A noite de autógrafos na Ilha encerra a programação de lançamento do livro e é uma forma da autora homenagear os senadores e amigos José Sarney e Roseana Sarney. Além de distribuir autógrafos, Lilly Marinho participará de uma grande confraternização oferecida pelo jornalista Pergentino Holanda, de O Estado, e que reunirá personalidades da cultura, educação e política do Maranhão e do Brasil.
Um roteiro de atrações está programado para a noite, numa amostra da diversidade cultural do estado. A decoração, sóbria e elegante, também será inspirada na São Luís colonial, com assinatura da design Cinthia Klamt Motta.
Lilly Marinho terá uma agenda cheia na cidade. Entre os muitos compromissos, ela fará um passeio pelo Centro Histórico da capital Patrimônio da Humanidade. Também participará de programa de TV.
LIVRO
Roberto & Lilly foi ditado pela mulher do empresário ao escritor Romaric Büel, ex-adido cultural da França no Rio de Janeiro e chegou às livrarias no início deste ano - na época, Pedro Bial também lançou Roberto Marinho, definido pelo autor como um perfil-biográfico.
Dividido em 23 capítulos, o livro narra momentos da vida a dois, o reencontro meio século depois, as viagens, as vitórias e a dor da perda. “Roberto faria hoje 99 anos, Nesta quarta-feira de verão, nós reuniríamos à noite, com sua família e seus amigos, para festejar a entrada de seu centenário, mas Deus não quis assim!”, diz ela em texto datado de 3 de dezembro de 2003.
Além dos vários textos, muitas fotos retratam a vida do casal Marinho em casa, em festas, viagens, espetáculos e fotos dos dois ainda jovens. Também são publicadas cartas enviadas por personalidades após a morte do empresário. Entre elas, a apresentadora Hebe Camargo, o senador Antônio Carlos Magalhães e a atriz Lady Francisco.
História
Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, dia 3 de dezembro de 1904. Filho do jornalista Irineu Marinho e de Francisca Pisani Marinho, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 22 de julho de 1993 e tomou posse a 19 de outubro do mesmo ano, tendo sido recebido pelo maranhense Josué Montello.
Sua história está estritamente ligada com a das comunicações no Brasil. Com a morte do pai, ele ingressaria no recém-fundado vespertino O Globo, no qual exerceu as funções de copy-desk, redator-chefe, secretário e diretor. Por vários anos dirigiu as Organizações Globo (que incluem TV, rádio, jornal).
Marinho criou a Fundação que leva o seu nome, uma das mais meritórias instituições com que o país já contou em diversos setores da cultura, com destaque especial no campo das ciências, das artes, do patrimônio histórico e artístico, da literatura e da história, além do mecenato que inclui substancial ajuda financeira que tem proporcionado a recuperação de tesouros ameaçados de perecimento irremediável por carência absoluta de recursos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.