RIO - Não foi dessa vez que o primeiro beijo gay entre homens aconteceu numa novela brasileira. No último capítulo de "América", exibido nesta sexta-feira, foi mostrado apenas uma insinuação do beijo entre Júnior (Bruno Gagliasso) e o peão (Erom Cordeiro). A aprovação do público em relação ao homossexualismo, comentada por Glória Perez em recente entrevista, parece não ter sido suficiente para levar a aguardada cena ao ar. Mesmo sem beijo, a novela conquistou uma boa audiência, com uma média de 66 e 82 de share (em cada cem aparelhos ligados na emissora) e barrou a sua antecessora, "Celebridade", que ficou com 63 pontos de média e 82 de share no último capítulo. O SBT ficou com apenas 4 pontos de média.
Mas, como acontece em final de novela, tudo acabou se acertando para a maioria dos personagens. A começar por Júnior, que assumiu para a cidade de Boiadeiros sua opção sexual, e ganhou da amiga Maria Ellis (Sílivia Buarque) uma grande surpresa: ao assistir a um desfile de uma famosa estilista, ela o chama ao palco depois de exibir peças desenhadas pelo filho da fazendeira Neuta (Eliane Giardini) e o convida para trabalhar em São Paulo.
O amor de outras vidas também não venceu. O mocinho Tião (Murilo Benício) não ficou com Sol (Deborah Secco). Como foi adiantado pelo Globo Online, um dos possíveis finais da trama do horário nobre seria o que Ed (Caco Ciocler) voltasse para o Brasil com Sol e o filho do casal, Chiquinho, no momento em que a ilegal fosse deportada dos Estados Unidos. Não deu outra. Numa emocionante cena, o casal que conquistou o público ao longo da trama permaneceu junto, enquanto Tião decidiu levar a sério o casamento com Simone (Gabriela Duarte).
No mais, muitos casamentos marcaram o final do folhetim: Islene (Paula Burlamaqui) subiu ao altar com Feitosa (Aílton Graça); Lurdinha (Cléo Pires) trocou alianças com Glauco (Edson Celulari) e mais tantos outros casais de acertaram. Haydé (Christiane Torloni) e Tony (Floriano Peixoto) reviveram a antiga paixão.
Mas nem todos se deram bem. Nina (Cissa Guimarães) descobriu ser amante mais uma vez, May (Camila Morgado) terminou sozinha e infeliz, a falsa beata Creusa continuou fingindo ser santa em outro bairro. Para quem perdeu, o capítulo será reapresentado neste sábado. Agora, é esperar por "Belíssima", que estréia nesta segunda-feira no horário nobre.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.