BRASÍLIA - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, participa da solenidade comemorativa dos 12 anos do Grupo Cultural Afro Reggae e da entrega do Prêmio Orilaxé, às 20h, no Canecão, no Rio de Janeiro. O Grupo Cultural Afro Reggae (GCAR) surgiu em janeiro de 1993, inicialmente em torno do jornal Afro Reggae Notícias - um veículo de informação que visava a valorização e a divulgação da cultura negra, voltado sobretudo para jovens ligados em ritmos como reggae, soul, hip-hop, entre outros.
Criado em 2000, para a celebração dos sete anos de existência do Grupo Cultural Afro Reggae, o Prêmio Orilaxé vem se consolidando como uma importante premiação por parte dos movimentos sociais. A cada ano, o prêmio contempla pessoas ou grupos distribuídos por treze categorias: "Jornalismo",
"Veículo de Comunicação"; "Fotografia"; "Cantor";
"Cantora"; "Grupo Musical"; "Tradição Afro- Brasileira"; "Cultura Popular"; "Afro Reggae";
"Responsabilidade Social"; "Empreendedor Social";
"Direitos Humanos" e "Projeto Social".
Na linguagem dos povos iorubás, nossos ancestrais africanos, orilaxé quer dizer "a cabeça tem o poder de realização".
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.