SÃO LUÍS - Nessa quinta-feira, 24, a programação do III Cine São Luís, no Cine Praia Grande, traz dois grandes destaques: o filme brasileiro Raízes do Brasil, que mostra a vida e obra de Sérgio Buarque de Hollanda, estará em cartaz às 10h e às 15h; e o filme russo Taurus, que mostra os últimos dias na vida de Lênin, na sessão das 19h.
Raízes do Brasil, dirigido por Nelson Pereira dos Santos, com 148 minutos de duração, traz no elenco, Chico Buarque, Miucha, Antonio Candido e Silvia Buarque. No roteiro, a vida e obra de Sérgio Buarque de Hollanda, um dos principais intelectuais do Brasil no século XX e autor dos livros "Raízes do Brasil" e "Visões do Paraíso". Dividido em duas partes, o filme mostra desde o cotidiano de Sérgio, incluindo o modo como interagia com a família e amigos, até um panorama cronológico de sua época, em que lidou com o nazismo, os anos de Getúlio Vargas no poder e a ascensão do movimento modernista no Brasil. O brasileiro Nelson Pereira dos Santos foi jornalista no Rio de Janeiro e fez parte do seleto grupo que deu origem ao movimento de cinema mais marcante no país O Cinema Novo. Com obras fortes sobre o dia-a-dia do subúrbio (Rio 40 Graus), seja do sertão nordestino (Vidas Secas), Nelson Pereira dos Santos sempre leva sua marca para seus filmes, adaptando obras literárias com perfeita compreensão do valor da imagem cinematográfica. Seus filmes são: Rio 40 Graus (1955), Rio Zona Norte (1957), O Boca de Ouro (1962), Vidas Secas (1963), Memórias do Cárcere (1983), A Terceira Margem do Rio (1993).
Às 17h, será exibido Reconstrução de um Amor, dirigido pelo dinamarqueês Christoffer Boe, com 91 minutos de duração. Filme que acompanha a vida de quatro personagens que se cruzam durante dois dias em Copenhaghe. Alex é um fotógrafo que namora Simone que se envolve com Aimee e esta, com o escritor August. Plasticamente irretocável, o filme é um exercício de estilo, tendo um rigor técnico impressionante. Em termos de estrutura, lembra David Lynch pela atmosfera estranha e surreal.
Às 19h, o filme Taurus dirigido pelo russo Alexander Sokurov com 94 minutos de duração. Conta a história dos últimos dias de Lênin. Doente, decrépito e isolado do Kremlim, e sem contar mesmo com o telefone à mão, em sua residência rural em Gorki, Lênin é privado de todo seu poder, inclusive sobre seu próprio corpo. Depende dos outros, sofre dores cujo controle está fora de seu alcance. Aquele que foi um dos homens mais temidos de seu tempo é dominado por uma sensação de vazio e impotência. Tudo isso é visto através dos olhos de Alexander Sokuróv, renomado diretor russo presente nas duas edições anteriores do Cine São Luís com ‘Moloch’ e ‘Arca Russa’, respectivamente. Com impressionante rigor documental Taurus é uma obra polêmica sobre o exercício do poder e do cinema. Alexander Sokurov é o criador do filme sem edição, mérito que só não foi de Hitckchok porque não havia película com tal extensão ou mesmo a câmera digital com a qual foi feito o filme Arca Russa, exibido no II Cine São Luis. Um dos mestres do novo cinema russo. Foi aluno de Andrei Tarkovski. Tem uma carreira internacional consagrada m diversos festivais de cinema do mundo. Realizou também Mãe e Filho, Moloch, este exibido no I Cine São Cine São Luis.
Às 21h, a programação desta quinta-feira será encerrada com o filme Plataforma de Jia Zhang Khe, com 160 minutos de duração. História de quatro jovens integrantes de um grupo teatral que será privatizado e terá que inventar uma forma de manter-se e atrair um público cujo gosto está em transição, e que começa a descobrir o rock n’roll e a moda. Passado no final dos anos 70 nos últimos momentos da revolução cultural e seu sufocante obscurantismo. O filme mostra uma aterradora falta de opções. Plataforma é um sinal visível de rebeldia à uniformidade e mostra que os caminhos da privatização e da livre iniciativa não respondem automaticamente a todas as perguntas. Representante do cinema novo chinês, captura a pulsação que vem das ruas, do cotidiano, dos pequenos fatos e a grande história entra como pano de fundo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.