RIO - O BNDES anunciou nesta terça-feira os 49 projetos selecionados para apoio no âmbito do Programa de Preservação de Acervos, lançado em cooperação com o Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Museus, em outubro de 2004. Juntas, as instituições receberão R$ 5 milhões, não-reembolsáveis.
Foram recebidas 265 propostas de apoio de diferentes estados, no valor global de R$ 68,6 milhões. Os projetos selecionados contemplam 13 Estados: Bahia (4); Ceará (3); Espírito Santo (1); Minas Gerais (6); Mato Grosso (1); Pará (2); Pernambuco (3); Piauí (1); Paraná (2); Rio de Janeiro (13); Rio Grande do Sul (6); Santa Catarina (2); e São Paulo (5).
Entre os projetos aprovados estão os dos museus Comunitário Mãe Mirinha do Portão (BA); de Arte da Pampulha (MG); Emilio Goeldi (PA); do Homem Americano (PI); Julio de Castilhos (RS); de Biologia Mello Leitão (CE); Metropolitano, de Curitiba (PR); e de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Foram selecionados também projetos de conservação de acervo de Fernando de Noronha (PE); de preservação do acervo do Movimento Operário e Sindical, apresentado pela CUT (SP) e da memória da História das Esquerdas no Brasil, da Universidade Estadual Paulista (SP). A lista inclui além de museus e universidades, arquivos públicos, centros culturais, acervos raros e coleções de fotos históricas.
Os projetos foram analisados por uma comissão nomeada pelo presidente do BNDES e composta por cinco membros: dois representantes do Ministério da Cultura (Minc), um da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM); dois do BNDES, e contou com a assessoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
De acordo com comunicado do BNDES, os critérios de seleção e avaliação "consideraram a importância do acervo para a difusão do patrimônio cultural brasileiro; clareza, justificativa e pertinência do projeto; exeqüibilidade do cronograma; adequação físico-financeira; e os impactos regional e institucional do projeto".
A contratação dos investimentos deverá ser realizada no primeiro semestre deste ano.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.