SÃO LUÍS - O artista plástico maranhense Péricles Rocha ajusta os últimos detalhes para a exibição do seu mais novo trabalho. A exposição Barroco em Alcântara será aberta ao público nesta sexta-feira, 23 de julho, a partir das 20hs, na Galeria Floriano Teixeira do Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Nela está exposto um antigo sonho do artista ao produzir temas como anjos barrocos, cariátides, púlpitos do altar e os florões que envolvem o acervo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no município de Alcântara, com traços modernos e pigmentos extraídos a partir de plantas da região.
A exposição é dedicada ao colecionador de obras de artes Ivan Loureiro Fernandes. A mostra é formada por 30 pinturas trabalhadas com técnicas mistas, formada a partir de tinta acrílica, dissolvida com seivas de plantas naturais. A exemplo de mucunã, mangue, cajueiro e murici, que também são impermeabilizantes naturais. Crema e tinge as velas dos barcos de São João de Cortes Alcântara – Ma.
Imagens Sacras
As tintas são as mesmas usadas para cremar e impermeabilizar as velas dos barcos da região. Nesta exposição, Péricles Rocha realiza um antigo sonho de produzir uma exposição, tendo como referências as imagens sacras da Igreja da Matriz do município de Alcântara. O artista trabalha anjos barrocos, os cariátides, púlpitos do altar e dos florões que envolvem o acervo da Igreja N. S. do Carmo.
Entre as pinturas estão Anjos Querubins, tela produzida em 2mx3m e Alcântara Sitiada por Força Maior, onde os anjos são cercados por cercas de arames farpados, sangrado-os onde os arames passam. A pintura também é uma forma de protesto criativo do artista contra algumas transformações que se passam na cidade.
Péricles Rocha levou dois anos para produzir Barroco de Alcântara. Nesse tempo, ele fez pesquisas durante dois anos, estudando as formas, cores e texturas das imagens sacras da Igreja da Matriz.
A exposição fica aberta ao público até o dia 2 de agosto, de terça à domingo, pela manhã e a tarde.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.