Baile vai reunir mais de mil idosos no Ipem

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h08

SÃO LUÍS - “Revivendo antigos carnavais”. Este é o tema da tradicional baile de carnaval dos idosos que a Gerência de Desenvolvimento Social (GDS), Gerência de Solidariedade Humana (GSH) e Gerência de Planejamento (Geplan) organizam nesta quionta-feira (19), a partir das 16h, na sede do IPEM, no bairro do Calhau, em São Luís. A expectativa é de que cerca de mil idosos estejam presentes.

A secretária de Solidariedade Humana, Alexandra Tavares informa que todos os cerca de 130 grupos de idosos existentes na Ilha de São Luís estão convidados. A festa, segundo o gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni, tem como objetivo integrar estes grupos, fortalecendo a relação de convivência entre eles.

O movimento dos idosos no Maranhão é um dos mais vigorosos do Brasil. Existem cerca de 300 grupos espalhados por todas as regiões do Estado. Eles estão sendo criados em associações comunitárias, em união de moradores, em empresas privadas, clubes sociais e órgãos públicos. O público da “terceira idade” representa 9 por cento da população brasileira.

A Geplan participa da festa através do Programa de Apoio ao Aposentado (PAI). O baile tem o apoio do Banco do Brasil, BPTRAN e do Corpo de Bombeiros, Associação de Gerontologia, Asilo de Mendicidade e Grupo de Convivência de Idosos. Será animado pela banda Embala Brasil, de Oberdan Oliveira.

"Os idosos descobriram que ainda têm muito que viver e produzir", observa a gerente adjunta de Desenvolvimento Social da GDS, Helena Dualibe. Ela credita o crescimento dos grupos da terceira idade também a criação e o funcionamento dos conselhos estaduais e municipais dos idosos e os de assistência social. "Estamos colhendo os frutos de um trabalho silencioso e difícil que é o de organizar a sociedade civil em favor da implantação de uma política bem definida no campo da assistência social",

Segundo a subgerente de Assistência Social da GDS, Rosângela Bertoldo, a GDS, GSH e as gerências regionais estão incentivado as ações voltadas para os idosos no interior do Maranhão, onde o número de grupos de idosos vem crescendo nos últimos anos.

Entre os fatores que estão incentivando o crescimento do movimento dos idosos destaca-se o apoio das prefeituras municipais, do Poder Judiciário, por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas Portadoras de Deficiência, e a criação de instituições como o Fórum Permanente da Terceira Idade, a Associação Brasileira dos Clubes da Terceira Idade e a Universidade da Terceira Idade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.