Gilberto Gil propõe intercâmbio entre rappers e repentistas

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 15h17

SÃO LUÍS- O ministro da Cultura, Gilberto Gil, propôs na última sexta-feira a rappers paulistanos um programa de intercâmbio com repentistas nordestinos.

A proposta foi lançada na abertura do festival "Agosto Negro", na Prefeitura de São Paulo, durante solenidade com Gil e representantes do movimento local de hip hop.

Afirmando que os rappers norte-americanos desenvolvem a técnica do improviso e que os brasileiros ainda não aprenderam a fazê-lo, Gil promoveu uma votação entre os presentes. Queria saber se eles aceitariam viajar para Campina Grande (PB), com apoio do Ministério da Cultura, para um encontro com repentistas da Casa do Cantador.

Gil discursou valendo-se de batuques na mesa, trechos de rap de sua autoria ("o povo sabe o que quer/ mas o povo também quer o que não sabe", fez a platéia repetir) e filosofia oriental.

Classificou os rappers como uma nova geração ("eu sou da outra geração") e pregou o "respeito a cada uma das muitas correntes, sem fundamentalismos, sem hegemonias, sem que cada corrente queira ser a dona da verdade".

Cobrou à comunidade hip hop a lembrança de sua raiz brasileira e aconselhou: "Vocês têm que ser humildes. Dorival Caymmi já era seu pai, antes de vocês. Não percam a humildade. Cuidado".

Daí abriu caminho à proposta de união entre rap e repente, que encerrou o evento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.