FORTALEZA – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, explicou hoje o funcionamento da loteria cultural que será criada pelo Governo Federal e registrada pela Caixa Econômica Federal, que destinará 40% dos recursos arrecadados para o seu Ministério.
Outros 40% serão destinados à premiação e 20% para a área operacional. Gil está em Fortaleza para participar do seminário Cultura no Século XXI.
“Hoje, 29 países, como os Estados Unidos e a Itália, já têm suas loterias culturais.
Nós vamos implantar a nossa com custo zero e acreditamos que iremos triplicar o orçamento de nosso Ministério com essa loteria.
Além dos grandes prêmios, vamos distribuir livros, discos e ingressos de shows. Essa loteria será toda automatizada”, afirmou o ministro.
Gil se defendeu de acusações de que teria beneficiado o cantor baiano Carlinhos Brown e o escritor Ari Salomão com o aumento de verbas de projetos para os dois.
Segundo o ministro, as acusações são requentadas, já que os projetos foram iniciados na administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
“A imprensa tem que ter cuidado com essa sua atividade policial. Essa atividade é muito complicada.
O papel de investigação da imprensa é um ganho que a sociedade lhe conferiu, mas ela tem que refrear um pouco esse apetite”, afirmou o ministro.
Gilberto Gil anunciou ainda que a Agência Nacional do Cinema deve ser incorporada ao Ministério da Cultura. Revelou também a criação do Instituto do Museus, que pretende reunir todos os museus brasileiros, além da criação de novos.
Sobre o incentivo à cultura nordestina, o ministro disse que o seu Ministério ainda está na fase de identificação de demandas, mas que é uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a cultura chegue muito próximo dos municípios.
Ele adiantou que em outubro será realizado um projeto do Fundo de Alimentação da Organização das Nações Unidas (FAO) no Nordeste, mais especificamente no Vale do São Francisco, em Paulo Afonso, na Bahia, com o objetivo de arrecadar recursos para o Programa Fome Zero.
Segundo ele, haverá um grande show com participação de famosos artistas brasileiros.
...
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.