Rodrigo Santoro revela que é o vilão de "As panteras 2"

Diário de S. Paulo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h26

Muito se especulou nos últimos meses sobre a participação do ator Rodrigo Santoro, 27 anos, em 'As Panteras 2', seqüência da adaptação do seriado de TV, com Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu nos papéis principais. Santoro rompeu enfim o silêncio sobre esse seu primeiro passo em Hollywood. Foi na tarde de ontem durante a entrevista coletiva para promover a produção infantil 'Stuart Little 2', que estréia em 6 de dezembro, no qual volta a dublar o ratinho que batiza o longa-metragem.

'Não falei antes porque não podia', afirmou, para depois explicar de forma bem didática: 'Não sou o protagonista. Meu personagem é o Emmers, um dos dois vilões da trama (a líder é vivida por Demi Moore). Faço uma pequena participação em seqüências de ação. Está sendo muito interessante. É uma experiência', comenta ele, que faz segredo sobre o enredo e a convivência com as atrizes.

'Fui muito bem recebido no set mas não estou autorizado a dar detalhes da história. Até porque muda a toda hora'.

Ele já filmou diversas seqüências e volta aos Estados Unidos no final do mês para concluir a sua participação. O convite veio depois que os produtores o assistiram em 'Abril Despedaçado', de Walter Salles. 'Foi um longo processo que levou seis meses', comenta ele sobre a assinatura do contrato com a Columbia Pictures.

O que incomodou Santoro foi a importância dada pela imprensa brasileira ao fato. 'Colocaram pessoas na porta da minha casa e me seguindo nas ruas. Fiquei assustado e decepcionado. Acho que precisa baixar essa bola, mas é difícil', reclama. Continuo morando no Rio e não em Los Angeles. Sou brasileiro de nascença e de coração. O que ocorreu foi uma oportunidade que permite crescer como ator', comenta.

Ele aproveitou ainda para desmentir que esteja namorando a top model Gisele Bündchen. 'Não estou namorando. E estou muito feliz, em uma fase de muito trabalho. Não tenho nada a esconder de ninguém. Fizemos um trabalho juntos e o resultado deve ter ficado maravilhoso mas, vamos deixar claro: propaganda é uma ficção, estamos ali vendendo um produto'.

'As Panteras 2' é na verdade o segundo projeto internacional do ator. Ele já concluiu sua participação no telefilme 'Roman Springs of Mr. Stone', baseado na peça de Tennessee Williams. Na fita protagonizada pela atriz inglesa Helen Mirren e ambientada na Itália do pós-guerra ele interpreta um homem que perdeu tudo e agora vive nas ruas como mendigo. Os outros nomes do elenco são Anne Bancroft e Olivier Martinez. A proposta surgiu depois que o diretor Robert Ackerman viu o ator em 'Bicho de Sete Cabeças' e ficou impressionado. Embora seja uma produção para a televisão, Santoro diz que existe a possibilidade da produção ser lançada nos cinemas americanos e brasileiros no ano que vem.

Também em 2003 ele será visto num papel completamente diferente dos que viveu até agora: o do travesti Lady Di em 'Carandiru', adaptação do best seller do médico Drauzio Varella pelo cineasta Hector Babenco, que tem lançamento marcado para 12 de abril. 'Foi um trabalho intenso e díficil, feito com bastante seriedade e que envolveu muita pesquisa. Há muita dignidade nesse personagem', acredita.

Emprestar a voz para o ratinho Stuart Little acabou servindo para o ator relaxar após uma série de papéis densos. 'Voltei a me sentir como criança. Me emocionei, me diverti e vivi um desafio ao mesmo tempo', conta. A dublagem é encarada como um desafio para o ator. 'É um caminho de atuação diferente do que eu já havia expe-

rimentado. Tudo tem de estar ali, na sua voz. É um trabalho muito individual, de introspecção', argumenta ele, que levou apenas dois dias para cumprir a tarefa.

Mesmo com a agenda repleta de filmes, o ator deverá voltar às novelas em breve. Ele está cotado para protagonizar 'Mulheres Apaixonadas', a próxima trama das oito da Globo, a ser escrita por Manoel Carlos.

'Estou com muita vontade de fazê-la. Sempre quis trabalhar com ele', diz Santoro, que não sabe ao certo qual será seu papel, mas não vê problema nisso. 'Meu compromisso é com o personagem e também o de ajudar a contar a história'.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.