MUNDO - Em um post nas redes sociais nesta sexta-feira (30), a cantora Taylor Swift compartilhou a alegria de ter adquirido os direitos de sua discografia original, encerrando um dos capítulos mais polêmicos de sua carreira. A artista também publicou uma carta aberta em seu site oficial (leia no final da matéria), na qual celebra essa conquista e expressa sua gratidão aos fãs pelo apoio incondicional ao longo de sua jornada.
Antes dessa importante vitória, Taylor já havia relançado quatro de seus seis primeiros álbuns de estúdio, disponíveis sob o selo "Taylor's Version". Essas regravações foram possíveis porque Swift compôs total ou parcialmente todas as músicas que compõem sua carreira. Apenas os albúns "Reputation" e "Taylor Swift", ainda não ganharam novas versões.
Relembre o caso
A controvérsia em torno dos direitos de suas canções teve início em 2019, quando o empresário Scooter Braun adquiriu a gravadora Big Machine Records, a qual detinha os seis primeiros álbuns de Taylor. Com essa negociação, Braun passou a controlar as masters (gravações originais) dos álbuns lançados entre 2006 e 2017, incluindo clássicos como "Love Story", "You Belong With Me" e "Shake It Off".
A venda ocorreu sem o conhecimento ou consentimento da cantora, gerando revolta e mobilizando fãs ao redor do mundo. Em várias ocasiões, Taylor expressou que tentou comprar os direitos de suas músicas, mas encontrou obstáculos e foi ignorada durante o processo.
Com a recente aquisição dos direitos originais, Taylor agora controla também os lucros das versões antigas de suas canções, que antes eram destinados a Braun e seus investidores. A notícia surpreendeu os fãs e reacendeu o orgulho swiftie nas redes sociais, que celebram essa conquista como uma vitória significativa para todos os artistas.
Veja a carta completa:
Oi,
Estou tentando organizar meus pensamentos em algo coerente, mas agora minha mente é só uma bagunça. Um redemoinho de emoções. O tempo todo, no fundo da minha cabeça, havia uma esperança persistente de que um dia eu poderia contar isso a vocês. O tempo todo eu queria encontrar uma maneira de agradecer. A maneira certa de fazer isso. Eu fiquei imaginando se isso aconteceria mesmo. Depois de 20 anos tendo o trabalho da minha vida, eu finalmente me tornei a dona dele. Eu nem sei como expressar o que sinto agora, exceto dizer que é o momento mais feliz e orgulhoso da minha vida. Que isso está realmente acontecendo. Eu realmente posso dizer isso agora:
Todas as músicas que eu já fiz… agora pertencem a mim.
Todas as minhas composições.
Todos os vídeos caseiros.
A arte do encarte.
As fotos promocionais e editoriais.
Os sonhos inéditos.
A mágica que fizemos. A loucura.
Cada momento capturado.
Meu trabalho agora é meu.
Dizer que meu maior sonho se tornou realidade é, na verdade, algo que me deixa bastante nervosa. Para os fãs, vocês sabem o quanto isso significou para mim: a missão de refazer minha música com tanto cuidado e dedicação para fazer as Taylor’s Versions. A paciência de vocês com isso. A compreensão e apoio. Vocês fizeram com que eu me sentisse determinada a manter minha cabeça erguida mesmo quando isso era muito difícil. A turnê Eras foi uma parte tão linda disso. Obrigada por tornarem tudo isso possível. Serei eternamente grata. Minha motivação talvez fosse um direito negado. Mas a motivação se tornou vocês.
Durante todo esse tempo, o trabalho de minha vida foi suficientemente bem-sucedido para me permitir comprar minha música de volta. Me tornar dona dela novamente. O sacrifício que isso exigiu não foi pequeno, e estou tão grata a minha equipe legal e à minha equipe de gestão por me ajudarem a cada passo. Este é um momento que eu não acreditava que realmente veria acontecer e com certeza não tão cedo. Estou tão emocionada e orgulhosa. Este é um marco histórico e nunca teria acontecido sem vocês e o apoio contínuo que vocês me deram. Eu dediquei minha vida a essa arte e nunca fui tão feliz ou realizada.
Eu sei, eu sei. E quanto ao Rep TV? Total transparência: eu nem regravei um quarto dele ainda. O álbum Reputation foi muito específico para aquela fase da minha vida, e eu sempre travava quando tentava refazê-lo. Toda aquela atitude desafiadora, aquela vontade de ser compreendida enquanto me sentia propositalmente mal interpretada, aquela esperança desesperada, aquele rosnado e travessura nascidos da vergonha...
Para ser bem honesta, é o único álbum entre os seis primeiros que eu achei que não poderia ser melhorado com uma regravação. Nem a música, nem as fotos, nem os vídeos. Então fui adiando. Vai chegar o momento (se vocês curtirem a ideia) para as faixas inéditas do Vault desse álbum virem à tona. Eu já regravei completamente o Taylor Swift, e realmente amo como ele soa agora.
Esses dois álbuns ainda podem ter seus momentos para ressurgir quando for a hora certa — se isso for algo que vocês ficariam animados em ver acontecer. Mas, se acontecer, não vai ser a partir de um lugar de tristeza ou saudade do que eu gostaria de ter. Vai ser apenas uma celebração agora.
Estou extremamente comovida com a conversa que essa conquista gerou dentro da indústria musical e com tantos artistas que sentem que isso também é um marco para eles. Posso apenas dizer obrigada. Obrigada por ouvir, por se importar. Por acreditar em mim. Isso me faz sentir que tudo valeu a pena. Tudo isso é graças a vocês e ao quanto vocês se importaram. Cada palavra de encorajamento que vocês me deram, cada entrada nos charts, cada pacote de edição especial que vocês compraram nos últimos cinco anos... Isso significou tanto para mim. Cada segundo.
Obrigada a vocês e à sua gentileza, trabalho em equipe e incentivo. As melhores coisas que já tivemos surgiram de verdade agora.
Em êxtase e surpresa,
Taylor
Saiba Mais
- Taylor Swift libera trecho de regravação em episódio de The Handmaid’s
- Donald Trump insiste em atacar verbalmente a cantora Taylor Swift
- Travis Kelce parou de seguir Ryan Renolds após rumor entre Taylor e Blake
- Taylor Swift foi a artista mais consumida no mundo em 2024
- Taylor Swift lidera ranking de álbuns e artistas mais ouvidos em 2024, segundo Spotify
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.