MUNDO - Milan Kundera, autor de um dos principais romances do século XX, morreu nessa terça-feira (11), em Paris, aos 94 anos. O escritor tcheco é autor do livro "A Insustentável Leveza do Ser", lançado em 1984.
A morte de Kundera foi divulgada nesta quarta-feira (12) pelo grupo editorial francês Gallimar. A causa da morte não foi divulgada.
O escritor nasceu na República Tcheca, em 1929, mas vivia na França desde 1975. Ele se exilou no país após ter sido condenado em seu país natal por criticar a invasão de tropas soviéticas à Tchecoslováquia em 1968, que reprimiu a 'Primavera de Praga' - um movimento de democratização.
A 'Primavera de Praga' é o pano de fundo do livro mais conhecido de Kundera, "A Insustentável Leveza do Ser". A obra lhe rendeu o prêmio Prêmio Nacional de Literatura, ainda que proibido na Tchecoslováquia até 1989.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.