Luto na literatura

Morre escritor Milan Kundera, em Paris, aos 94 anos

Milan Kundera é o autor de "A Insustentável Leveza do Ser", um dos principais romances do século XX.

Na Mira

Milan Kundera, autor de 'A Insustentável Leveza do Ser', morre aos 94 anos
Milan Kundera, autor de 'A Insustentável Leveza do Ser', morre aos 94 anos (Foto: Reprodução)

MUNDO - Milan Kundera, autor de um dos principais romances do século XX, morreu nessa terça-feira (11), em Paris, aos 94 anos. O escritor tcheco é autor do livro "A Insustentável Leveza do Ser", lançado em 1984.

A morte de Kundera foi divulgada nesta quarta-feira (12) pelo grupo editorial francês Gallimar. A causa da morte não foi divulgada.

O escritor nasceu na República Tcheca, em 1929, mas vivia na França desde 1975. Ele se exilou no país após ter sido condenado em seu país natal por criticar a invasão de tropas soviéticas à Tchecoslováquia em 1968, que reprimiu a 'Primavera de Praga' - um movimento de democratização.

A 'Primavera de Praga' é o pano de fundo do livro mais conhecido de Kundera, "A Insustentável Leveza do Ser". A obra lhe rendeu o prêmio Prêmio Nacional de Literatura, ainda que proibido na Tchecoslováquia até 1989. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.