MUNDO - O ator Alan Arkin, de 89 anos, morreu nessa quinta-feira (29), na sua casa na cidade de Carlsbad, nos Estados Unidos. A morte foi confirmada por seus filhos Adam, Matthew e Anthony, em comunicado publicado nesta sexta-feira (30).
"Nosso pai era uma força da natureza de talento único, tanto como artista quanto como homem. Um marido amoroso, pai, avô e bisavô, ele era adorado e sua falta será profundamente sentida", dizem os filhos em comunicado.
Arkin, membro do grupo de comédia americano Second City, obteve destaque no cinema com o filme de paródia da Guerra Fria "Os russos estão chegando! Os russos estão chegando" (1966). Essa interpretação lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Ator.
O auge de Alan Arkin, veio após sua vitória como melhor ator coadjuvante pelo surpreendente sucesso de "Pequena Miss Sunshine", em 2006. Onde interpretou Edwin Hoover, o avô da menina Olive.
Em 2013, Arkin recebeu sua segunda indicação ao Oscar por sua atuação em "Argo", dirigido e protagonizado por Ben Affleck. No filme, ele interpretou Lester Siegel, um produtor de Hollywood.
Além disso, ele fez parte do elenco do filme brasileiro "O que é isso, companheiro?" (1997), dirigido por Bruno Barreto. Nessa obra, ele desempenhou o papel de Charles Burke Elbrick, um ex-embaixador americano sequestrado por um grupo de guerrilheiros.
Outro trabalho notável de Arkin nos anos 90 foi "O Sucesso a Qualquer Preço" (1992), que contou com um elenco de renome, incluindo Al Pacino, Jack Lemmon, Alec Baldwin e Kevin Spacey.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.