A busca pelo sorriso perfeito continua em alta. Além de ter os dentes brancos e bonitos, outro detalhe vem chamando atenção, como a “moldura” dos mesmos, a gengiva.
O avanço da tecnologia em estética bucal – que possibilita correções na forma e cor dos dentes através de facetas – trouxe uma nova e não menos importante demanda estética: a correção da gengiva e, consequentemente do posicionamento dos lábios.
A técnica, que conquistou famosas com Lindsay Lohan, Celine Dion, Miley Cyrus e Madonna, é indicada para qualquer tipo de discrepância estética das gengivas (retraídas, finas demais ou em excesso), comenta o especialista em Odontologia Estética Avançada, Dr. Fábio Fernandes. “A plástica gengival posiciona melhor o tecido, proporcionando harmonia no sorriso e equilíbrio entre dentes e rosto. Muitas pessoas possuem as coroas dentárias – parte visível dos dentes – encobertas pelo excesso de gengiva. O sorriso alto, mais comum em mulheres, é uma das maiores indicações para a gengivoplastia”, conta Dr. Fábio.
A cirurgia plástica da gengiva, ou gengivoplastia, permite mudar desde a cor dos tecidos gengivais até a posição dos lábios através de procedimentos realizados no consultório.
A quantidade de técnicas é grande e depende da necessidade ou da vontade do paciente. Em casos extremos, pode ser necessário remover tecido ósseo para se reposicionar a gengiva de forma adequada.
“As cirurgias plásticas gengivais são utilizadas para mudar a cor de gengivas muito escuras, aumentar a faixa de tecido gengival, cobrir raízes dentárias expostas, diminuir a discrepância que acontece no sorriso gengival, etc. As aplicações são várias, podendo ser restritas a um único dente ou abranger todo o sorriso”Afirma o Dr. Fábio Fernandes.
A diferença entre as técnicas está relacionada principalmente no pós-operatório do paciente. “O uso do laser de dióxido de carbono apresenta mais vantagens em relação ao uso de instrumentos ou bisturi elétrico, como a diminuição do sangramento durante o ato cirúrgico, redução da dor, edema e rapidez na cicatrização. Por outro lado, seu custo é mais elevado”, afirma o especialista em odontologia estética.
As recomendações pós-operatórias para esta cirurgia se referem basicamente às restrições alimentares e atividades físicas no período de sete dias, além de uma higienização rigorosa da área e uso de gel de clorexidina.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.