Parabéns, Imperatriz!🥂🎂

Imperatriz faz 174 anos com bolo gigante, corrida e inaugurações

Programação especial foi preparada para celebrar a data com música, esporte, cultura, saúde, segurança e lazer em Imperatriz.

Na Mira, com informações da Assessoria

Bolo de 174 metros reúne moradores na festa de Imperatriz.
Bolo de 174 metros reúne moradores na festa de Imperatriz. (Foto: Divulgação/Assessoria)

IMPERATRIZ - Segunda maior cidade do Maranhão, Imperatriz completa 174 anos nesta quinta-feira (16), e uma programação especial foi preparada para celebrar a data com música, esporte, cultura, saúde, segurança e lazer.

As comemorações, com organização da Prefeitura de Imperatriz, começaram ainda na noite dessa quarta-feira (15), com uma grande festa aberta ao público, e seguem durante todo o dia desta quinta-feira, com atividades esportivas, homenagens, inaugurações e entregas de novos equipamentos públicos.

Shows e queima de fogos abrem as comemorações

A programação musical em Imperatriz começou às 20h de quarta-feira, com apresentações de artistas regionais e show do cantor Gusttavo Lima.

À meia-noite, uma tradicional queima de fogos marcou oficialmente a chegada do aniversário de 174 anos de Imperatriz.

Corrida reúne mais de cinco mil participantes

As atividades desta quinta-feira em Imperatriz começaram às 6h, com a tradicional Corrida 16 de Julho. Neste ano, a competição reúne mais de cinco mil atletas profissionais e corredores amadores. Depois, ocorreu a premiação dos vencedores.

Bolo de 174 metros celebra aniversário da cidade

Às 9h, foi realizada a premiação das confeiteiras participantes do projeto Empreende Mulher. Logo depois, moradores e visitantes cantaram “Parabéns” para Imperatriz diante de um bolo de 174 metros, em alusão à idade da cidade.

O bolo foi produzido por 60 mulheres selecionadas em um projeto que recebeu cerca de 400 inscrições. Cada participante ficou responsável por uma parte da produção e escolheu pontos turísticos de Imperatriz para decorar o bolo, que também recebeu as cores verde, amarelo e azul, presentes na bandeira do município.

Pelo segundo ano consecutivo, o bolo oficial foi preparado por mulheres capacitadas pelo Empreende Mulher. Segundo a secretária Rosyvânia Araújo, a iniciativa apresenta à sociedade as novas profissionais da confeitaria formadas pelo projeto.

Ao fim da atividade, três confeiteiras foram premiadas. Em seguida, o bolo foi distribuído para milhares de pessoas que aguardavam em uma fila organizada no local.

Aniversário marcado por entregas à população

A programação da tarde começa às 15h, com a celebração dos dez anos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José.

Durante a solenidade, serão assinadas as ordens de serviço para a reforma e ampliação da unidade, após a qualificação da UPA para porte V pelo Ministério da Saúde.

Também será autorizada a implantação de uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) junto à unidade.

Às 16h, será inaugurada a Unidade de Saúde da Família do Residencial Canto da Serra.

Às 17h30, será entregue a sede da Superintendência de Videomonitoramento e Motopatrulhamento.

Encerrando a programação, às 18h, será inaugurada a Praça Nascimento de Moraes, que conta com quadras esportivas, playground e espaço de convivência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.