IMPERATRIZ – Uma celebração marcada por emoção reuniu moradores, cuidadores e familiares no Lar São Francisco, em Imperatriz, nessa segunda-feira (18). O motivo foi o aniversário da Maria Arcanja Robeiro, que completou 110 anos de vida.
Carinhosamente chamada de “vovó Arcanja” por ser a moradora mais velha do abrigo, ela recebeu o carinho da filha Lourença, de 75 anos, que também reside no local, além dos companheiros de casa e da equipe multiprofissional.
Mesmo apresentando lapsos de memória, por conta da idade, Dona Arcanja se comunica em momentos de lucidez e gosta de interagir com os visitantes.
Há três anos, mãe e filha passaram a viver no Lar São Francisco, que atualmente acolhe 32 idosos. A instituição sobrevive com a ajuda de doações e serviços voluntários para manter as atividades e o cuidado aos moradores.
Maranhão tem mais de 2,4 mil centenários
De acordo com o último censo do IBGE, o Maranhão registra 2.471 pessoas com 100 anos ou mais, sendo 62 apenas em Imperatriz – a maioria mulheres. O dado reforça a relevância do envelhecimento ativo e da necessidade de políticas públicas voltadas ao bem-estar dessa população.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.