Arraiá da Mira

Seis quadrilhas deixam a disputa acirrada na segunda noite

O Arraiá da Mira vai selecionar a quadrilha que representará o Maranhão no festival da Globo Nordeste.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ – A segunda noite do Arraiá da Mira foi um sucesso de público. Arquibancadas e mesas lotadas. A apresentação de mais seis quadrilhas deixou a disputa acirrada na busca pelo título de melhor brincadeira do evento e para representar a cidade no festival da Globo Nordeste em Pernambuco.

Pelo quinto ano consecutivo participando do evento, a Cia Sotaque fez a abertura da segunda noite do Arraiá apresentando várias danças típicas do Estado e da região, como: bumba-meu-boi, cacuriá, dança do coco e do lelê. “É um prazer participar dessa grande festa, com o resgate da cultura tradicional do nordeste e a valorização da danças tradicionais do Maranhão”, disse presidente da Cia Sotaque, Ozório Neto. Clique aqui e veja a galeria de fotos.

A animação da noite, no intervalo entre a apresentação das três primeiras quadrilhas e das demais, ficou por conta da dupla sertaneja Bruno Sampaio e Josué. Com um repertório diferente, a dupla animou o público e fez muita gente dançar. Essa é a primeira vez que a dupla participa do Arraiá.

[e-s001]

Concurso

A primeira quadrilha a se apresentar na segunda noite foi a “Flor de Mandacaru” de Açailândia, distante 70 km de Imperatriz. A vice-campeã do ano passado trouxe o encanto e feitiço para a arena de apresentação. Com o enredo “Em cordel: encanto do bem, o feitiço do mal”, a brincadeira entrou dividida na arena. O azul e branco representou o bem e o vermelho e preto representou o feitiço. Os destaques da apresentação foram a marcação da quadrilha feita toda em rimas como no cordel e do cenário montado que mudava de acordo com a apresentação. “Esse ano a gente veio pra ganhar e eu acredito que vou buscar esse título lá no palco”, disse confiante o marcador, Gustavo Cesar

Homenageando Luiz Gonzaga, a “Zé Comeu” foi a segunda quadrilha a entrar na arena de apresentação. A brincadeira que bicampeã do Arraiá da Mira apresentou como tema “Histórias de Cordel: cada um tem a sua, nós vamos contar a nossa”. Comandados pela coordenadora, Débora Bandeira, e pelo marcador, Sebastião, os 50 brincantes apresentaram um cenário que lembrou o sertão nordestino. Os 25 minutos foram suficientes para arrancar aplausos da plateia.

Com encontros e despedidas, a “Matutos do Rei” de Açailândia veio defender o título do ano passado. O enredo mostrou, em meio a uma história de amor, as alegrias dos encontros e as emoções das despedidas. “O nosso objetivo era que as pessoas encontrasse a alegria, o amor e o verdadeiro São João. E se despedisse da mesmice ao encontrar uma quadrilha diferente no meio das outras, que é a nossa”, afirmou o coordenador da brincadeira, Paulo Rodrigo. A mistura de ritmos, passando pelo xaxado, forró, frevo e os tradicionais passos de quadrilha, foi um dos diferenciais na apresentação deste ano.

A quarta quadrilha a entrar na arena de apresentações foi a “Arrasta Pé” de Açailândia, que estreou no Arraiá da Mira. Com o tema “Por Amor a São João”, os brincantes apostaram na tradicional história do casal apaixonado que se casa na festa de São João. Figurino caprichado, o traje mais estilizado foi a aposta da quadrilha para conquistar os jurados e o título de campeã.

A festa na roça tomou conta do Arraiá da Mira com a “Suvaco de Cobra”. Uma história de amor coroada com a festa na roça, esse foi o enredo da quadrilha. Com 14 anos de história a quadrilha trouxe os encantos da e no interior. O colorido dos vestidos rodados das brincantes foi um espetáculo a mais na apresentação. O enredo contou o uma história de amor em que a noiva convenceu, destacando as belezas do interior e a evolução neste ambiente, o noivo a casar numa grande festa na roça.

A segunda noite foi fechada com poesia. A “Mocidade Junina” saiu de Grajaú para relembrar a história de poetas populares como Patativa do Assaré e Gonçalvez Dias. Com o tema “Poesia: canta de lá que eu canto de cá”, a quadrilha fechou a noite em grande estilo. O figurino dos dançarinos mostrou o colorido do São João.

E hoje (15), tem a última noite de Arriá da Mira com mais cinco quadrilhas e o resultado da competição. A animação vai ficar por conta do forro pé-de-serra do Cabrobó Show.

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.