Do afro-brasileiro a Amsterdã: confira os destaques do 2º dia de desfiles das escolas no Carnaval de SP
Carros alegóricos impressionaram pelo tamanho e riqueza de detalhes no Sambódromo do Anhembi. O maior deles teve 72 metros e simbolizou harmonia entre natureza e humanidade.
BRASIL - Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel e Império de Casa Verde foram as escolas de samba com mais destaque do 2º dia do Grupo Especial do carnaval de São Paulo em 2026. Da noite desse sábado (14) até manhã do domingo (15), a avenida recebeu carros grandiosos, com homenagens a lugares, figuras históricas e religiosidade.
Águia de Ouro, Tom Maior, Escola do Terceiro Milênio e Camisa Verde e Branco também passaram pelo Anhembi. Somente o Camisa estourou o tempo de 65 minutos, depois que o último carro parou no caminho.
Império de Casa Verde
A escola de samba abriu o segundo dia de desfile com um enredo que exaltou as joias afro-brasileiras. A proposta da escola foi de celebrar o empoderamento feminino, a história das escravizadas de ganho e seus balangandãs, peças fundamentais na história de resistência do Brasil.
Águia de Ouro
Segunda escola de samba a desfilar nesta noite, a Águia de Ouro celebrou Amsterdam, na Holanda, com o enredo “Mokum Amesterdã: o voo da Águia à cidade libertária”. A agremiação levou as casinhas, os moinhos e até as tulipas para o pavilhão.
O enredo enalteceu figuras como Anne Frank, Vincent Van Gogh e Piet Mondrian, falou da liberdade LGBTQIAPN+ e das profissionais do sexo do Distrito da Luz Vermelha. E divertiu o público ao representar "o verde permitido" com um "bonecão de maconha", em alusão à liberação da cannabis na Holanda.
Mocidade Alegre
A Mocidade Alegre celebrou o legado e a história da atriz Léa Garcia, com o enredo “Malunga Léa - Rapsódia de uma Deusa Negra”. Já abriu encantando o público com a comissão de frente, que contava com a participação de Thelma Assis como Léa e Fred Nicácio como Abdias Nascimento.
O fim foi no sufoco: a escola precisou apertar o passo, mas ficou dentro do tempo.
Gaviões da Fiel
Neste ano, a Gaviões homenageou os povos originários e a preservação das florestas. Foi dela o maior carro deste Carnaval de SP: um abre-alas de 72 metros de comprimento, representando um "sonho" em que animais, plantas e seres humanos vivem em harmonia.
Apesar da ausência do verde, justificada pela floresta em transe, o desfile foi bastante colorido.
Estrela do Terceiro Milênio
A Estrela do Terceiro Milênio exaltou o sambista e compositor Paulo César Pinheiro, representando algumas figuras importantes na vida de Paulo, como Baden Powell, Clara Nunes e Dona Ivone Lara; também teve homenagem à Mangueira e à literatura.
Um destaque foi o carro "Canto das Três Raças", em alusão a uma das maiores canções compostas por Pinheiro, cantada por Clara Nunes.
Tom Maior
De volta ao Grupo Especial, a Tom Maior levou ao sambódromo a trajetória de Chico Xavier e a cidade de Uberaba, em Minas Gerais. A homenagem a Chico veio no fim, com uma celebração à influência do espiritismo.
A escola de samba impressionou com um grandioso abre-alas turquesa, em homenagem às águas de Uberaba. Um dos carros, em referência à cultura indiana, teve um probleminha na iluminação e se apagou durante o desfile, mas logo voltou a funcionar.
Camisa Verde e Branco
Última escola do Carnaval de SP, o Camisa Verde e Branco celebrou as diferentes manifestações de Exu, orixá que é guardião das encruzilhadas, dos caminhos e da comunicação.
A escola de samba já vinha em uma corrida contra o tempo, quando o último carro parou na avenida e precisou ser empurrado. Com isso, o Camisa estourou o tempo, passando com 66 minutos.
Saiba Mais
- Circuito Vem pro Mar reúne cerca de 700 mil foliões e entra para a história do Carnaval de São Luís
- Claudia Leitte homenageia o Maranhão com look no Carnaval em São Luís; veja como foi o show
- Calcinha Preta, Zé Vaqueiro e Felipe Amorim agitam Domingo de Carnaval em São Luís; veja programação
- Circuito Vem pro Mar reúne 400 mil pessoas no primeiro dia do Carnaval do Maranhão 2026
- Veja como foi a transmissão ao vivo do Camarote Stage no Carnaval de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.