GRAMADO - Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a conquistar o título de Miss Universo, morreu nesta segunda-feira (22), aos 80 anos, em Gramado, na Serra Gaúcha. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel. A informação foi confirmada pela filha, Fernanda Vargas. Ainda não há detalhes sobre a causa da morte, nem sobre o velório e o sepultamento.
Ieda Maria Vargas teve trajetória de sucesso
Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, Ieda tornou-se um ícone da beleza nacional ao conquistar os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963, aos 18 anos, em Miami Beach, nos Estados Unidos. Antes disso, havia vencido concursos regionais como Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul, Miss Porto Alegre e Miss Rio Grande do Sul.
Vida pessoal e desafios de Ieda Maria Vargas
Seu reinado terminou em 1º de agosto de 1964, quando passou a coroa para a sucessora, a grega Corinna Tsopei. Ieda viveu por um período em Miami e, em 1968, casou-se com José Carlos Athanázio, com quem teve dois filhos. Aos 55 anos, sofreu um AVC que comprometeu a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar. Após ficar viúva em 2009, mudou-se para Gramado.
Ieda Maria Vargas optou por vida mais reservada
Depois de retornar a Porto Alegre, Ieda Maria Vargas optou por uma vida reservada, sem seguir carreira artística. Participava apenas de alguns eventos nacionais e internacionais como convidada especial, mantendo-se como referência histórica da beleza brasileira e da conquista inédita no Miss Universo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.