Música sertaneja

Daniel relembra como surgiu o nome artístico de João Paulo

João Paulo e Daniel se tornaram uma das duplas mais populares e queridas da música sertaneja brasileira.

Na Mira, com informações do gshow

Atualizada em 21/12/2025 às 14h36
João Paulo e Daniel se tornaram uma das duplas mais populares e queridas da música sertaneja brasileira.
João Paulo e Daniel se tornaram uma das duplas mais populares e queridas da música sertaneja brasileira. (Foto: Reprodução Instagram/TV Globo)

BRASIL - O cantor Daniel relembrou a origem do nome artístico de João Paulo, seu parceiro na consagrada dupla sertaneja João Paulo e Daniel, durante participação no programa “Viver Sertanejo”, exibido na manhã deste domingo (21).

Na atração, que recebeu a dupla Mococa e Paraíso e o cantor Moacyr Franco, Daniel contou que o nome de batismo do parceiro era José Henrique dos Reis. Segundo ele, a mudança foi decisiva para fortalecer o projeto musical da dupla.

Durante o programa, Daniel destacou a importância de Paraíso na trajetória da carreira. De acordo com o cantor, foi ele quem sugeriu a alteração do nome artístico do parceiro.

"Pra registrar ainda mais o quanto Mococa e Paraíso são importantes na minha vida, me permita dizer que o Paraíso foi, na verdade, o cara que lançou o João Paulo e Daniel!", detalhou ele no programa.

Nome inspirado no Papa

A escolha foi influenciada pela popularidade do Papa João Paulo II na época. Daniel explicou que o nome estava em evidência e poderia transmitir mais força e impacto à dupla sertaneja.

“O nome da dupla era José Neri e Daniel. O Paraíso disse que precisava de um nome mais forte. Naquele período, se falava muito em João Paulo, por causa do Papa. A sugestão foi essa, e acabou ficando João Paulo e Daniel”, relembrou o cantor.

Daniel também contou que, inicialmente, a família do parceiro estranhou a mudança. No entanto, a adaptação foi rápida. “Uma semana depois, ninguém mais chamava ele de Zé Neri”, afirmou.

"O nome da dupla era José Neri e Daniel. Foi quando o Paraíso falou: 'não é desfazendo, mas o nome Zé Neri é pequeno, precisava de um nome mais forte'. Se falava muito na época do João Paulo, o Papa. E aí ele sugeriu: 'por exemplo, João Paulo'. E ficou João Paulo e Daniel", relembrou ele.

João Paulo e Daniel se tornaram uma das duplas mais populares e queridas da música sertaneja brasileira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.