Polêmica

Site que promove encontros íntimos inspirados em k-dramas entra em polêmica e viraliza

O Consulado da Coreia do Sul emitiu uma nota alertando a população sobre possíveis casos de estelionato.

Papo de Dorama

Site que promove encontros íntimos inspirados em k-dramas entra em polêmica e viraliza nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Site que promove encontros íntimos inspirados em k-dramas entra em polêmica e viraliza nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

BRASIL - Um novo site que propõe a clientes reservarem "passeios inspirados em k-dramas" e experiências íntimas com "oppas de dorama" viralizou nas redes sociais, gerando ampla discussão no Twitter, onde a "Dramaland" se tornou um dos assuntos mais comentados. O serviço, oferecido na cidade de São Paulo, promete "transportar a magia dos doramas para a vida real".

A Promessa do "Oppa de Dorama"

O site atrai internautas com a proposta de encontros íntimos e românticos com homens que atuam como modelos/acompanhantes, apresentando-os com a alcunha de "oppas de dorama". "Oppa" é um termo coreano de tratamento que, em contextos românticos ou nas tramas dos k-dramas, é usado por mulheres mais jovens para se referir a homens mais velhos, frequentemente com conotação carinhosa ou afetiva.

Site que promove encontros íntimos inspirados em k-dramas entra em polêmica e viraliza nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Site que promove encontros íntimos inspirados em k-dramas entra em polêmica e viraliza nas redes sociais. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O marketing do serviço se baseia totalmente na estética e no imaginário dos k-dramas. A pessoa interessada pode contratar o acompanhante para passeios românticos pela capital paulista, com opções que incluem visitas a locais como o Parque Ibirapuera, cafés e churrascarias coreanas tradicionais. Há, ainda, pacotes que contemplam "experiência íntima", com relações sexuais, em locais como motel ou residência.

É relevante pontuar que, no Brasil, o simples oferecimento de serviços sexuais próprios de maneira online não é considerado crim. A ilegalidade está relacionada à exploração sexual, no lucro obtido por terceiros através da prostituição de outra pessoa, e a outros crimes correlatos, como coação ou se a vítima for menor de idade ou vulnerável.

Suspeitas de Fraude e Uso Indevido de Imagens

O assunto ganhou ainda mais notoriedade após a youtuber e criadora de conteúdo sobre doramas, Manu Gerino, fazer uma transmissão ao vivo investigando o site. Ao analisar as fotos promocionais do suposto "date coreano", a youtuber levantou a suspeita de que as imagens eram, na verdade, derivadas de outros sites de encontros pagos localizados na Coreia do Sul, e não de modelos que prestariam serviço no Brasil.

Consulado da Coreia do Sul inicia apuração

A repercussão do caso foi tamanha que chegou ao conhecimento do Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo, que emitiu uma nota oficial sobre o site que promove encontros mediante pagamento. O consulado informou que está apurando as "circunstâncias e os fatos relacionados" para avaliar "as medidas cabíveis e a solução mais adequada."

A Embaixada da Coreia do Sul no Brasil, por meio do Consulado Geral, solicitou que qualquer pessoa que possua informações relevantes ou que possa ter sido vítima de um possível estelionato vinculado ao referido site, entre em contato com a repartição pública.

A nota completa do Consulado Geral da República da Coreia:

"Chegou ao conhecimento do Consulado Geral da República da Coreia a existência de um site que, mediante pagamento, estaria promovendo encontros, inclusive de natureza íntima. O consulado informa que as circunstâncias e os fatos relacionados estão sendo apurados, com o objetivo de avaliar as medidas cabíveis e a solução mais adequada.

Solicita-se que qualquer pessoa que possua informações relevantes — ou que eventualmente tenha sido vítima de possível estelionato vinculado ao referido site, divulgado por meio de redes sociais — entre em contato com esta repartição pública por meio do e-mail institucional: cscoreia@mofa.go.kr

O Consulado Geral da República da Coreia continuará monitorando a situação e adotará as providências necessárias para garantir a proteção e a orientação à comunidade."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.