SEUL (COREIA DO SUL) - Em sua primeira aparição pública após a dispensa oficial do serviço militar, do qual cumpria de maneira alternativa devido a uma cirurgia no ombro, Min Yoongi, ou Suga, rapper do BTS, apareceu em foto oficial, nesta segunda-feira (23), juntamente com um representante do Hospital Yonsei Severance onde anunciou oficialmente que o hospital e Suga estabelecerão um centro de tratamento especializado para apoiar o tratamento e a independência social de pacientes com Transtorno do Espectro Autista.
Veja também: RM e V, integrantes do BTS, são liberados do exército; veja mais
O “Min Yoongi Treatment Center” oferecerá terapias (linguística, psicológica e comportamental) e conectará a pesquisa à prática clínica, e será baseado no "programa de musicoterapia MIND", desenvolvido em conjunto por Suga e pela Professora Cheon Geunah. O artista planeja doar 5 bilhões de wons (US$ 3,6 milhões) ao centro, o que apoiará o tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.
Durante a cerimônia de inauguração do Centro de Tratamento Min Yoon Gi, o artista declarou: “Ao preparar o programa e trabalhar como voluntário com a Professora Cheon Geunah nos últimos 7 meses, senti profundamente que a música pode ser um canal precioso para expressar o coração e se comunicar com o mundo. Poder participar do processo de tratamento de crianças com TEA foi uma grande fonte de gratificação e felicidade para mim, e continuarei a me esforçar para que mais crianças possam se tornar membros da nossa sociedade.”.
Leia também: Jungkook e Jimin são dispensados do serviço militar obrigatório
Em novembro do ano passado, Suga se encontrou com a Professor Chun Geun Ah, Chefe do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência, e expressou sua compreensão da necessidade de estabelecer um centro de tratamento especializado capaz de fornecer suporte de longo prazo — mais de 10 anos — para o tratamento do transtorno do espectro autista, a fim de promover mudanças positivas nos sintomas. Para tanto, Suga anunciou sua intenção de doar 5 bilhões de wons ao Hospital Severance, cerca R$20.000.000, marcando a maior doação já feita por um artista ao Sistema de Saúde Yonsei.
Do final do ano passado ao início deste ano, Suga e o Professor Chun discutiram o uso do treinamento de habilidades sociais baseado em música e desenvolveram o programa MIND. MIND é uma sigla que significa aprimorar a interação e as experiências sensoriais por meio da "Música", proporcionando oportunidades para a formação de relacionamentos sociais e comunicação ("Interação"), aprendendo o processo de construção natural de conexões dentro de uma comunidade ("Rede") e fomentando uma sociedade que respeita a diversidade individual e incentiva a inclusão ("Diversidade").
A Professora Chun Geun Ah comentou: “Agradeço sinceramente a Suga não apenas por seu apoio financeiro, mas também pela genuína doação de talento e trabalho voluntário que demonstrou nos últimos meses. Fiquei profundamente impressionada com a sinceridade consistente de Suga, sempre abordando tudo com uma atitude séria e atenciosa. O objetivo final do Centro de Tratamento Min Yoon Gi e do programa MIND é ajudar crianças com transtorno do espectro autista a se tornarem indivíduos independentes e membros saudáveis da sociedade por meio da música e, assim, quebrar preconceitos e aumentar a conscientização sobre o transtorno do espectro autista.”
Veja também: "Sambassim": conheça a música brasileira que o V do BTS, tocou em live
De rapper a servidor público com muito orgulho
Enquanto os outros seis membros já dispensados do serviço militar cumpriram o alistamento em bases militares como determinado pelas próprias forças armadas, Suga, por passar por uma cirurgia no ombro em novembro de 2020 para reparar uma lesão no labrum do ombro (estrutura em forma de anel, que atua como um amortecedor, absorvendo impactos e protegendo a articulação do ombro), atuou como servidor público, já que mesmo curado, o impedia de servir como soldado ativo.
A lesão era antiga, datando de 2012, antes da sua estreia no BTS. Ele foi atropelado por um carro enquanto trabalhava como entregador para pagar a faculdade e conseguir se manter ativo para treinar em grupo. Ele não revelou o incidente na época para não ser expulso da empresa, alegando que caiu de uma escada, e com o tempo, com atividades intensas e posteriormente o sucesso do grupo, o local já lhe causava dores e dificuldades em seus movimentos, tanto na vida cotidiana quanto em suas atividades no palco.
Ao ser oficialmente dispensado em 21 de junho, o artista não realizou aparições públicas, apenas escreveu uma longa e emocionante carta aos fãs agradecendo pelo apoio e paciência por anos de espera.
Veja a tradução da carta publicada por Suga no Weverse:
Sonho em construção
Após a notícia sobre não só a doação milionária, mas também, sobre o fato de que ele serviu também como voluntário no sistema de saúde, fãs resgataram um trecho do livro “Beyond the Story: 10 Year Record of BTS”, livro comemorativo em celebração ao aniversário de 10 anos de estreia do grupo masculino, Yoongi compartilhou dois de seus sonhos:
“A principal razão pela qual estudei psicologia foi porque ela é muito útil para minha música. Há muito a se ganhar ao aprender sobre as definições formais das emoções. Tenho dois sonhos: um é ser um homem velho, de cabelos brancos, ainda subindo ao palco, tocando violão e cantando; e o outro é me tornar um terapeuta psicológico licenciado. Porque quero ajudar aqueles que vierem depois de mim e que façam um trabalho semelhante ao nosso. Pesquisei sobre isso e leva muito tempo, então não será fácil começar de imediato, mas eu realmente gostaria de me licenciar algum dia. E como tenho essas aspirações, acho que não vou descansar sobre os louros tão cedo.”.
Suga possui um diploma de Bacharelado em Artes Liberais e Entretenimento pela Global Cyber University. Além disso, ele e outros membros do BTS, RM e J-Hope, se inscreveram em um programa de mestrado em Administração de Empresas (MBA) em Publicidade e Mídia na Hanyang Cyber University.
Saiba Mais
- BTS faz primeira live em grupo após o cumprimento do serviço militar obrigatório
- BTS anuncia lançamento do primeiro álbum ao vivo do grupo
- Documentário “BTS ARMY: Forever We Are Young” chega aos cinemas mundiais em julho
- Jungkook e Jimin são dispensados do serviço militar obrigatório
- RM e V, integrantes do BTS, são liberados do exército; veja mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.