RIO DE JANEIRO - Nesse ano, a Bienal do Livro do Rio dedicou um espaços para autores, famosos e anônimos discutiram sobre as principais obras literárias que foram adaptadas para a teledramaturgia brasileira. Entre os grandes sucessos como: Gabriela, Tieta, Éramos Seis e Ciranda de Pedra foram o assunto destaque do painel.
O Painel 'Páginas na tela - Novelas' foi conduzido pela autora de Dona de Mim, Rosane Svartman e recebeu a presença de grandes autores, como Walcyr Carrasco, Alessandra Poggi e Raphael Montes. Já na plateia fãs, anônimos e famosos, como Klébber Toledo e Camila Queiroz também marcaram presença.
"Sempre fui apaixonado pelos livros, por tudo, até os cheiros. A formação da narrativa me ajudou a construir história e personagens. Através dos livros que cheguei às narrativas da televisão", contou Walcyr.
"Cresci lendo muitos livros e a partir daí surgiu a vontade de criar minhas primeiras histórias. Depois de algum tempo fiz a oficina de autores da TV Globo, onde descobri minha maior vocação, de escrever novelas, folhetins, histórias longas", destacou Alessandra.
Durante o papo, os autores explicaram como funcionam os processos criativos e a relação com grandes clássicos. Walcyr Carrasco contou sua relação com grandes personagens que passaram pela sua novela.
"É surpreendente porque os personagens para mim são pessoas que eu conheço. Às vezes eu penso a protagonista, Aninha, de Chocolate com Pimenta, e penso como ela estará hoje. Será que tem filhos, se cresceram. Penso pois eles são amigos meus. Eu quero saber da vida deles", revela Walcyr.
Saiba Mais
- Autora de "Minha cabeça dói" vai participar de bate-papo na Bienal do Livro
- Bienal do Livro coloca representatividade LGBTQIAPN+ em foco
- Bienal do Livro de São Paulo terá a primeira edição virtual
- Bienal do Livro ajudará professores a formar novos leitores
- Bienal do Livro aproxima autores do público com bate papos
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.