BRASIL - Começa nesta semana mais uma edição do Propulsão Cultural Multiplicadores para capacitar agentes culturais de todo o país. O intuito é fornecer informações sobre políticas públicas de cultura para quem deseja trabalhar como multiplicador e assessorar projetos culturais em seus territórios.
Será uma jornada de cinco encontros virtuais. A primeira oficina será uma introdução à Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e ocorre nesta quinta (5), com a participação do Ministério da Cultura (MinC). Estarão presentes a diretora de Articulação e Governança (DAG), Desiree Tozi, e o diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast), Thiago Leandro.
O projeto é resultado de uma parceria entre o Comitê de Cultura do Paraná e o Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná (UFPR). De acordo com informações do Laboratório, o objetivo desse primeiro encontro é fazer uma apresentação sobre a PNAB e dar orientações sobre como acessar os editais que estão sendo lançados por estados e municípios, a partir dos recursos repassados pelo MinC.
Atividades
A segunda oficina será realizada no dia 12 de setembro e vai detalhar o funcionamento do próprio projeto e todas as etapas seguintes. Depois disso, entre 16 e 19 de setembro, acontecem encontros organizados por região, para promover a troca de experiências e detalhar processos particulares de cada local.
No dia 26 de setembro, está prevista uma oficina de aperfeiçoamento para abordar adaptações de metodologias, também com o objetivo de atender às especificidades de cada território. Além disso, entre 16 de setembro e 4 de outubro, haverá atendimentos individuais, conforme demanda, por meio do Plantão Propulsão Cultural.
O Laboratório de Cultura Digital da UFPR informou que o intuito do curso é apresentar uma abordagem prática, com metodologias participativas e materiais de apoio, para que os agentes culturais possam se tornar multiplicadores do conhecimento adquirido e democratizar o acesso aos recursos da PNAB.
Inscrições
Qualquer pessoa interessada pode participar do Propulsão Cultural Multiplicadores. As inscrições são gratuitas e estão abertas. Os participantes que comparecerem aos encontros receberão certificação de extensão emitida pela UFPR.
Saiba Mais
- MINC e ANCINE anunciam Edital de Coprodução Cinematográfica com o Uruguai
- Cineclubes fortalecem a cultura e ampliam o acesso às obras cinematográficas brasileiras
- MinC destaca Grafite como importante ferramenta de desenvolvimento cultural e social urbano
- MinC e Iberbibliotecas divulgam cursos virtuais com foco em bibliotecas
- São Luís: inscrições para Rouanet nas Favelas terminam nesta sexta (1°)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.