Segundo Ancine

Cinema brasileiro atinge maior patamar de resultados dos últimos seis anos

Filmes nacionais registraram público de 3 milhões de espectadores somente em janeiro deste ano.

Na Mira

Cinema brasileiro atinge maior patamar de resultados dos últimos seis anos.
Cinema brasileiro atinge maior patamar de resultados dos últimos seis anos. (Foto: Rovena Rosa)

BRASIL - O cinema brasileiro alcançou, em janeiro de 2024, um público de 3 milhões de espectadores - ocupando 31,3% das sessões programadas. No mesmo período de 2023 o número foi de 114 mil pessoas. Dados divulgados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que os resultados foram os maiores dos últimos seis anos.

A receita gerada pelos filmes brasileiros somente no primeiro mês de 2024 ultrapassou a marca dos R$ 59 milhões. Esses números representam 80% da receita e do público total dos filmes brasileiros durante todo o ano de 2023.

Política pública

O sucesso do cinema nacional neste período é atribuído a uma variedade de fatores, incluindo a diversidade de produções, o investimento em marketing e distribuição, bem como a qualidade das obras cinematográficas. Além disso, a retomada das políticas públicas para cultura impulsionam o setor, segundo Alex Braga, diretor-presidente da Ancine.

“Os números de janeiro de 2024 chegam após um ano, sob o comando da ministra, Margareth Menezes, com recordes de investimentos na cadeia produtiva do audiovisual, de mais de R$ 2 bilhões entre recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e das Leis de Incentivo. Estes elementos nos dão motivos para acreditar que os resultados registrados em janeiro são o início da consolidação da indústria audiovisual brasileira”, comentou o diretor.

Filmes

Ao todo, foram 33 títulos exibidos e os filmes nacionais se estabeleceram em cerca de 1.787 salas. Os três mais vistos, conforme painel da Ancine foram: “Minha irmã e eu”, “Nosso Lar 2 — Os mensageiros” e “Mamonas Assassinas — O filme”.

O impacto econômico e cultural desse desempenho recorde é significativo, destacando a importância da produção nacional como uma fonte de entretenimento e reflexão para o público brasileiro. Além disso, evidencia a capacidade da indústria cinematográfica do país em competir e prosperar no mercado global.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.