Música

Enme, artista maranhense, se apresenta no festival Piauí Pop

A artista faz show dia 7 de julho ao lado de nomes como Olodum e Xamã.

Na Mira, com informações da assessoria

Enme se apresenta no palco Marcus Peixoto dia 07 de julho.
Enme se apresenta no palco Marcus Peixoto dia 07 de julho. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Depois de 14 anos de hiato, o festival Piauí Pop voltará a ser realizado. A nova edição será sediada no estádio Albertão, em Teresina (PI), entre 4 e 8 de julho. A programação terá shows musicais de artistas como Criolo, Marina Sena, Olodum, Biquíni Cavadão, Natiruts e Filipe Ret, bem como palestras sobre sustentabilidade, inovação e música.

A convite do Centro Multicultural Stouradas, a artista maranhense Enme se apresenta no palco Marcus Peixoto dia 07 de julho. O festival de música, arte e cultura terá atrações regionais e nacionais espalhadas por três palcos.

Enme é uma artista queer natural do Maranhão, produtora cultural, cantora, compositora, rapper que une ritmos regionais ao rap. Desde 2014, trabalha com disseminação e fomento da cultura Hip Hop, circulando os palcos do Brasil com músicas autorais e coreografias contagiantes.

Premiada no Maior Festival de Hip Hop da América Latina, o Sons da Rua, como artista revelação em 2019, a cantora lançou seu primeiro EP "Pandu" e teve destaque internacional na Revista Vogue. Entre as faixas do EP, a música "Killa" faz referência ao reggae de sua terra natal, assim como "Juçara" que retrata os dizeres populares do Maranhão.

No Carnaval de 2020, Enme lançou a música "Batidão" e cantou pela primeira vez em Recife-PE, no bloco "Galo da Madrugada" ao lado de Romero Ferro e Pabllo Vittar.  Batidão ganhou destaque nas plataformas digitais e se tornou trilha sonora do filme "Valentina". No mesmo ano, Enme também participou do relançamento do ep "Modo Diverso", o primeiro disco de queer rap do Brasil, com Rico Dalasam.

No início de 2022, Enme lançou seu primeiro disco de estúdio intitulado “Atabake”. O projeto construído durante a pandemia foi inspirado no Bairro da Liberdade, quilombo urbano onde reside a artista. O disco, dividido em três atos, traz uma sonoridade única que mistura afropop, trap, funk e cultura popular do Maranhão, impulsionando o movimento musical “criola beat”,  natural do Maranhão. Com faixas como Dama Da Quebrada e Magia Negra, o primeiro álbum de Enme ganhou destaque nacional nos principais veículos de comunicação e atraiu olhares de grandes marcas para a cena Maranhense.

Enme participou do Caravana das Drags, reality show apresentado por Xuxa e Ikaro Kadoshi do Prime Video.

Segundo a produção do Piauí Pop, 2023 marca não só o retorno do festival, mas também um encontro de gerações. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.