Ninguém merece um celular travando, não é mesmo?
Só quem é um usuário assíduo dos smartphones sabe como é o drama do celular sempre travar nos piores momentos. É comum, depois de algum tempo de uso, este tipo de telefone começar travar. São espécies de “congelamentos repentinos” que ocorrem durante o uso e impossibilitam qualquer atividade, voltando ao normal após reiniciar o telefone, do mesmo modo que acontece aos computadores.
O travamento pode acontecer por falta de memória suficiente para rodar o volume de dados armazenado no aparelho ou significar que ele precisa de uma atualização no sistema. Geralmente, as atualizações facilitam as condições de gerenciar os aplicativos e arquivos do celular, dando uma melhorada na dinâmica entre a memória e o movimento de dados no sistema operacional do telefone.
Outro motivo que pode causar a paralisação temporária do celular é a presença de vírus, que podem ser adquiridos ao baixar aplicativos ou outros arquivos no celular. Abaixo, veja alguns motivos dos travamentos em celulares e descubra a melhor forma de resolver o problema:
Memória insuficiente
Os aplicativos facilitam muito a vida dos usuários, mas quando há uma grande quantidade deles a memória pode ficar prejudicada e funcionamento do celular passa a ficar mais lento. Aquela mensagem chatinha de “memória insuficiente” é um sinal que o seu celular pode estar cheio.
Para solucionar esse problema, exclua do seu celular aqueles aplicativos que não são usados e estão apenas ocupando a memória. Nos aplicativos usados com frequência, é possível apagar apenas o “cache” da memória e liberar espaço no aparelho.
Sistema operacional desatualizado
A falta de atualização no celular também pode ser a causa de travamentos, já que elas servem para corrigir falhas no sistema. Para resolver, vá até a seção de configurações, busque a opção “Sobre o telefone” e depois ”Atualizar Sistema”. Caso exista uma versão mais recente do gerenciador o seu celular será atualizado automaticamente.
Aplicativos de plano de fundo
Muitos aplicativos agem em segundo plano ou em plano de fundo, como os papéis de parede e outros serviços que funcionam mesmo que o usuário não esteja com sua interface aberta, e podem ser o motivo para que o telefone trave.
Dependendo da quantidade, estes apps consomem muita memória e exigem mais atividade do sistema operacional de forma “escondida”. Para resolver o problema, exclua alguns desses aplicativos que não sejam de grande importância para o seu dia a dia.
Outras Soluções:
Reinicializar o sistema
Atualizações de aplicativos também podem resultar em travamentos. Para eliminar o problema, basta “resetar” o telefone, reiniciando-o para que a atualização seja efetivada. Outra alternativa é desligar o telefone e aguardar por volta de cinco minutos para ligá-lo novamente.
Formatação
Assim como acontece no computador, uma formatação pode eliminar arquivos problemáticos e aplicações desnecessárias no celular. Antes de formatar, é indicado fazer um backup para garantir que nenhum dado seja perdido.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.