Dia da Mulher

Coaching contribui para a autorrealização na vida da mulher

<I>Life coaching</I> pode ser aplicado nas diversas áreas do cotidiano feminino, como lazer, saúde e carreira.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
(Foto: Divulgação)

BRASIL - A mulher hoje em dia tem o desafio de sobressair-se em diversos espaços e repensar suas metas. Família, carreira, conhecimento, relacionamentos. Essas e outras áreas compõem o “portfólio” do cotidiano feminino. Por vezes, pode ser eficaz buscar o auxílio de um profissional especializado na capacitação em prol da autorrealização, como no caso do coaching.

Inicialmente voltado ao meio esportivo e, posteriormente, ao âmbito executivo, esse processo passou a abranger também a variedade de áreas da vida. É o chamado life coaching (coaching de vida), que é trabalhado em função das metas pessoais, alinhando-as para uma vida equilibrada, seus valores, missão e propósito.

“O papel da mulher na sociedade vem mudando ao longo dos anos. Se outrora a mulher servia ao marido e aos filhos nos afazeres domésticos, atualmente ela exerce um acúmulo de papéis de dona de casa, mãe, esposa, profissional, filha, cuidadora etc.”, comenta a coach Raquel Telles.

Neste contexto, o coaching serve como “ferramenta de empoderamento para mulheres que buscam expansão de sua identidade, proporcionando o aumentando da sua autoestima e confiança”. Outro mote do processo é promover o autoconhecimento, a utilização dos pontos fortes rumo aos objetivos, a quebra de paradigmas limitantes, tomadas de decisões mais assertivas, reconhecimento de seus valores e ganho significativo do tempo.

A especialista esclarece que um ciclo de coaching varia de dez a doze sessões, sendo cada uma delas semanal e com duração de uma hora a uma hora e meia. O coach (profissional), então, apoia a coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e na superação de eventuais desafios.

“A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc.”, aponta Raquel, que conta que atua como potencializadora da integralidade humana.

A flexibilidade para os acompanhamentos é outro ponto positivo. Segundo Raquel Telles, o atendimento pode acontecer in loco — na residência ou no ambiente profissional do cliente —, em clínicas, escolas, on-line, ou até nas salas chamadas de coachtórios.

Assim, o coaching pode auxiliar a mulher realizar uma avaliação de como desempenha seu papel nos vários contextos de sua vida, como lazer, saúde e bem-estar, carreira, relacionamentos, desenvolvimento pessoal, ambientes de convívio, organização pessoal e finanças. Para isso, é fundamental buscar o especialista certo e verificar como alinhar suas necessidades às soluções apresentadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.