Bem-estar

Vai comer fora? Veja como fazer escolha saudáveis

Dicas para comer o que te faz bem.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

Está cada vez mais difícil encontrar alguém que consiga fazer todas as refeições do dia em casa. A boa notícia é que mesmo comendo na rua é possível seguir uma dieta balanceada sem prejudicar a saúde ou projeto de emagrecimento pessoal. Segundo a nutricionista Maria Fernanda Cortez, basta atentar-se às opções oferecidas nas praças de alimentação e fazer escolhas saudáveis na hora de comer.

“Quem depende de restaurantes ou lanchonetes para comer consegue seguir com certeza um plano alimentar balanceado e saudável. O mais importante é fazer escolhas conscientes e evitar impulsos na hora da refeição”, explica Maria Fernanda. “Planeje a refeição antes de chegar ao local. Avalie o cardápio do restaurante e identifique as melhores opções para as suas necessidades específicas.”

A nutricionista lembra que o importante ao escolher o prato é se certificar de que há uma fonte de proteína, uma fonte de carboidrato e uma variedade de legumes e verduras cruas. “Quanto mais colorida for a refeição melhor, pois garante uma maior variação de consumo de nutrientes diferentes importantes para o organismo”, completa.

Segundo dados da Abia (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação), o segmento de alimentação fora de casa teve alta de 16,2% nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Preparar o almoço ou jantar diariamente e levar como marmita também se torna impraticável com jornadas de trabalho de oito horas por dia, ainda mais com o tempo gasto no trajeto do escritório à casa. Com isso, cada vez mais aumenta o número de pessoas que dependem de praças de alimentação de shoppings ou restaurantes para comer.

Confira outras dicas de alimentação saudável, indicadas pela nutricionista, que podem ser seguidas para fazer as refeições fora de casa:

· Sempre coma de 3 em 3 horas, ou seja, faça lanches intermediários entre as grandes refeições do dia para evitar almoçar ou jantar morrendo de fome. Uma fruta ou um shake feito com iogurte desnatado e frutas naturais garantem energia e disposição para aguentar o restante o dia. Fracionar a alimentação também ajuda a manter o metabolismo mais ativo e evita o acúmulo de gordura.

· Sempre comece a refeição com uma generosa porção de salada verde que ajuda a dar saciedade e proporciona importantes vitaminas e minerais ao organismo. Além disso, inclua uma fonte de carboidrato, uma fonte de proteína e legumes variados no prato. Uma salada reforçada e montada da forma adequada transforma-se numa refeição completa.

· Evite tomar muito líquido durante as refeições, pois isso atrapalha muito a digestão e pode causar sintomas incômodos como gases e distensão abdominal. Mas não se esqueça de tomar de 6 a 8 copos de água por dia! A dica é beber nos intervalos entre as refeições.

· Prefira sucos naturais feitos da própria fruta ou polpa. Sucos industrializados e refrigerantes possuem muito açúcar e mesmo as versões light ou diet contêm aditivos e conservantes prejudiciais à saúde.

· Quem não consegue viver sem sobremesa para fechar a refeição pode optar por frutas, chocolate meio amargo com pelo menos 60% de cacau ou sorbets, sorvetes de frutas feitos à base de água.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.