Finas, grossas, arqueadas, retas, curtas, apagadas... Seja qual for o formato, o que vale é que as sobrancelhas continuam sendo a moldura dos olhos e, quando bem delineadas, fazem toda a diferença. Uma sobrancelha mal feita, com falhas, fios desalinhados ou com um formato inadequado para o rosto pode desvalorizar os traços e comprometer o visual.
A empresária e micropigmentadora Vanessa Silveira conta que, ao longo do tempo, as sobrancelhas, antes mero detalhe do rosto feminino, passaram a refletir não só as transformações físicas, mas também os padrões de comportamento de cada época. “Desde os anos 20 e 30, o formato das sobrancelhas já era alterado, principalmente na caracterização das personagens durante a época do cinema mudo. Para fazer as mocinhas, as atrizes pintavam a sobrancelha para parecer mais curta. Já as mulheres fatais do cinema, as deixavam longas e arqueadas”, diz.
Mas foram somente nos anos 60 que as sobrancelhas ganharam real importância no look e de lá para cá passaram do traço fino com o lápis ou tingido ao formato mais simétrico e harmonioso, principalmente em função da evolução dos cosméticos e dos tratamentos estéticos, como a micropigmentação. “Hoje em dia o grande desafio é corrigir todos os probleminhas que possam ter na sobrancelha, mas de uma forma que a deixe o mais natural possível”, diz Vanessa.
Foi com esse objetivo que a especialista aperfeiçoou a técnica da micropigmentação e chegou ao método fio a fio 3D que imita os “pelinhos” e é tão
natural que se torna difícil para a própria cliente distinguir qual é
o pelo dos fios criados pela maquiagem semidefinitiva.
São desenhados fios finíssimos em tamanhos, cores e formas seguindo a linha natural da cliente criando um efeito tridimensional. “A técnica 3D é a mais moderna existente e faz com que o
fio pareça estar fora da pele, transmitindo ainda mais
naturalidade às sobrancelhas. Antigamente era feita em
mulheres que não tinham quase fios, hoje é muito procurada
também por mulheres que querem modificar o desenho através
da técnica do visagismo”, garante.
Técnica conquista famosos
A renomada arquiteta paulistana Brunete Fraccaroli foi uma das famosas conquistadas pelos benefícios da micropigmentação fio a fio 3D. A ex-'Mulheres Ricas' aprovou a técnica. “Adorei, pois além do novo formato, ela cobriu algumas falhas que havia”, comemora Brunete. Atrizes como Glória Pires, Christiane Torloni e Lisandra Souto também não abrem mão da micropigmentação.
Vanessa explica que em alguns casos, a medida que vão se desenhando os pelos, novos pelos naturais vão aparecendo, requerendo ajustes. Algumas pessoas com pelos muito ralos voltam, inclusive, a tê-los de volta com o processo devido à renovação das células, o que possibilita um aspecto ainda mais próximo do natural.
No procedimento é feita a aplicação de pigmentos inorgânicos e hipoalérgicos,
que ajudam a melhor definir os traços e contornos da sobrancelha, além de também ser utilizada para maquiar contornos de olhos, que substitui o lápis
de olho e o delineador; o contorno de boca, o que possibilita uma boca
mais desenhada; e corrigir falhas e cicatrizes. O procedimento não causa hematoma e é praticamente indolor se
usado anestésico em forma de pomada (de acordo com indicação prévia). “É ideal para quem quer atualizar o seu traço da sobrancelha ou corrigir algo que não lhe agrada”, recomenda.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.